Mercado

Brasil e China definem avanços na diversificação da pauta comercial do agronegócio

Após reunião entre representantes do Brasil e China, o governo federal anunciou a intenção de ampliar e diversificar os produtos do agronegócio exportados para o país asiático. Durante VI Sessão Plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Cooperação e Concertação (COSBAN), as partes anunciaram a conclusão das negociações para o início de exportações brasileiras de milho e amendoim para a China.

Além disso, foram divulgados planos de assinatura dos protocolos relativos às exportações brasileiras de farelo de soja, proteína concentrada de soja, polpa cítrica e soro fetal bovino. As assinaturas devem ocorrer na próxima reunião da Subcomissão de Inspeção e Quarentena, conforme a nota conjunta do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A reunião ainda não tem data definida, estando prevista para o período entre 21 a 24 de junho.

As partes acordaram, ainda, aplicar esforços para finalizar, até o final de 2022, as negociações relativas às exportações brasileiras de gergelim, sorgo e uvas, bem como atribuir prioridade às negociações visando permitir as exportações brasileiras de farinhas de pescado, aves e suínos, assim como as exportações chinesas de maçãs para o Brasil.

Fonte: Mapa e MRE