Agronegócio

Mais 1,2 mil litros de Paraquate são apreendidos no noroeste do RS

Mais de 1,2 mil litros de agrotóxico do princípio ativo Paraquate foram apreendidos na última quinta-feira (19) no noroeste do Rio Grande do Sul. A ação de fiscalização foi realizada por uma equipe de fiscais estaduais da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com o apoio da Brigada Militar.

Os agrotóxicos de princípio ativo Paraquate tiveram sua comercialização proibida pela Anvisa em 2020 e seu uso está vedado desde maio de 2021 na região sul do Brasil. Além da questão de riscos à saúde, a importação desses agrotóxicos é considerada crime de contrabando, por se tratar de produto proibido. Antes da proibição, o principal uso deste produto destinava-se a dessecação de plantas daninhas, em especial o azevém e a buva.

“A entrada desse agrotóxico no Brasil se dá de forma ilegal, em geral trazidos da Argentina e Uruguai, o que tem exigido grande esforço dos órgãos policiais e de fiscalização. Aqueles que adquirem este produto, em geral, sabem da proibição, mas mesmo assim assumem o risco”, destaca o chefe da divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da Seapdr, Rafael Friederich de Lima.

A Secretaria informa que ao realizar a compra de insumos, como agrotóxicos, o produtor rural deve sempre verificar a idoneidade do comerciante, que deve possuir o registro específico na Secretaria da Agricultura. A recomendaçãO, em caso de dúvidas, é de que o agricultor entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3288-6304.

Fonte: Seapdr