Após alguns dias de tempo firme e sol, a chuva retorna ao Sul do Brasil nesta terça-feira (10). Ela é causada pela passagem de uma área de baixa pressão atmosférica e a expectativa é de que as chuvas extremas, ocorridas na última semana, não se repitam. Desta vez, a previsão é de que a instabilidade seja rápida e com pouca intensidade.
“O tempo muda hoje nos três estados do Sul com aumento da nebulosidade e chuva em vários pontos, mas, no geral, com baixos volumes. Em algumas cidades sequer vai chover durante a passagem da nebulosidade”, informa o meteorologista Luiz F. Nachtigall, da MetSuL.
A previsão é de baixos volumes na maioria dos municípios é considerada positiva neste momento. “A região começa recém a se recuperar de evento de chuva extrema que elevou muito os níveis dos rios e trouxe deslizamentos de terra e quedas de barreiras, especialmente no estado de Santa Catarina”, lembra o especialista.
Semana
O tempo muda novamente amanhã (11) na maior parte do Sul do Brasil, a partir do avanço de ar mais seco e frio a partir do Nordeste da Argentina. Ainda são esperados momentos de maior nebulosidade em parte do dia com chance de garoa ou chuva leve em pontos do Leste dos três estados.
O tempo firme e com madrugadas frias retorna na segunda metade da semana. “O domínio do ar mais frio com perfil seco da atmosfera vai trazer madrugadas de temperatura baixa na quinta e, especialmente, na sexta. No sábado, áreas de instabilidade voltam a atuar no Sul do Brasil”, prevê Nachtigall.
Com informações de MetSul