Já na reta final, o Paraná deve terminar de colher a soja ainda em abril, conforme avaliação do Departamento de Economia Rural (Deral). Até o momento, a operação já alcançou 96% da área cultivada, segundo o último relatório de plantio e colheita. Desta forma, a expectativa é os trabalhos sejam finalizados na próxima semana, com a melhora do tempo.
“As regiões que ainda não encerraram a colheita são basicamente as que se situam mais ao sul do Estado e que historicamente são as últimas a concluir o plantio”, informa o Boletim Semanal do Deral, publicado hoje (20). Das lavouras a campo, 8% são consideradas ruins, 25% são consideradas médias e o restante, 67%, estão em condições consideradas boas.
A confirmação do final dos trabalhos é esperada para a próxima semana, quando será divulgado o relatório mensal de acompanhamento de safras. O documento também apresentará números atualizados de produtividade.
Milho
A colheita da primeira safra de milho atingiu 95% da área total estimada, de 433 mil hectares.
O clima foi favorável em praticamente todo o ciclo já passado da segunda safra de milho 21/22. Além disso, a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica condições de clima com poucas chuvas nos próximos dias, porém com temperaturas amenas.
Nesta semana, 15% da área total de milho está na fase de frutificação. Essa fase normalmente demanda mais água, porém o solo já está com bastante umidade. “Mesmo chovendo abaixo da média nos próximos dias, ainda devemos ter uma ótima safra”, avalia o relatório. Há a possibilidade de uma supersafra no estado, que deve ser garantida pela ocorrência de chuvas consistentes no início de maio.
Trigo
O plantio do trigo no Paraná avança lentamente, com menos de 1% de áreas plantadas, concentradas na região Norte. A expectativa é de 1,22 milhão de hectares plantados em todo o estado.
Com informações do Deral