Milho

Plantio do milho safrinha é encerrado com recorde de área no Paraná

Com a maior área já plantada para este período do ano, o Paraná encerrou o plantio do milho safrinha. O estado semeou 2,69 milhões de hectares, um crescimento de 7% em relação ao ano passado. A estimativa de produção é de quase 16 milhões de toneladas.

“O aumento de preço no mercado global e as quebras consecutivas de safra, tanto na segunda safra do ano passado quanto na primeira safra deste ano, causaram um aumento no preço do milho e o produtor está optando por aumentar a área novamente”, avalia o chefe do Departamento de Economia Rural (Deral), Marcelo Garrido Moreira. 

Considerando esse aumento e as condições climáticas, o setor está otimista para a segunda safrA. Das lavouras semeadas, aproximadamente 97% estão em condições consideradas boas, enquanto 3% estão em condições medianas.  “De momento a expectativa é muito boa, o milho foi plantado no período correto e  a expectativa do setor e dos produtores é muito boa para esta safra”, destaca Moreira.

Com relação às fases, 57% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo 32% estão em floração e cerca de 11% estão em fase de frutificação. Apesar do otimismo, a safra ainda tem um longo caminho pela frente. “Temos 100% da safra ainda suscetível a algum problema climático, estamos ainda no começo do ciclo e agora que começa o período mais crítico, porque nós temos as primeiras ondas de frio”, ressalta o chefe do Departamento.