Agricultura

Sem chuva e geada, feriado deve favorecer a colheita

O feriado será de tempo seco na região do Norte do Rio Grande do Sul. A situação favorece a colheita, especialmente da soja, que estava em ritmo lento e preocupava devido à ocorrência de chuvas. Agora, a região não tem previsão de chuvas pelo menos até a próxima semana. Além disso, é difícil que ocorram eventos de geada.

“Tem predomínio de sol a partir de hoje (14), a única questão que nós temos agora neste período de outono são os nevoeiros, provavelmente teremos nevoeiros na madrugada e no amanhecer”, explica o Meteorologia da Embrapa Trigo Aldemir Pasinato.

Com condições de tempo seco, a colheita deve ser acelerada. “O pessoal vai passar a Páscoa colhendo, não vai ter Páscoa porque não pode esperar”, previa o assistente técnico regional em grãos da Emater/RS-Ascar de Erechim, Luiz Ângelo Poletto, no começo desta semana.

Além do sol, o feriado será marcado pelo frio, com o avanço do ar frio polar pelo estado. Em Passo Fundo, a mínima prevista para sexta-feira e sábado (16) é de 8ºC, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia.

Redução das chuvas

Após um começo de mês chuvoso, alcançando inclusive a média 139mm em Passo Fundo, as chuvas devem diminuir a partir de agora na região. “Ainda estamos sob a influência do La Niña e a tendência é de que essas chuvas se reduzam, vai ter bastante irregularidade pelo menos até abril e maio, mas a tendência é que se reduza a quantidade de chuvas para o mês de abril”, prevê Pasinato.

Confira também