Clima

Frio de origem polar avança sobre o Sul do BR

Durante o fim de semana prolongado, os estados do Sul, do Sudeste e algumas áreas do Centro-Oeste e até o Norte do Brasil vão sentir a passagem de uma massa de ar frio, de origem polar. O ar gelado que veio da Antártica já entrou na Argentina e começa a avançar sobre o Sul do Brasil nesta quinta-feira (14), fazendo a temperatura baixar cada vez mais até o fim do dia, conforme a Climatempo.

A região de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, a serra gaúcha e a serra catarinense serão os lugares mais frios no Brasil hoje.

Na sexta-feira (15), a temperatura cai mais em toda a Região Sul, em Mato Grosso do Sul, nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais, incluindo todas as capitais destes estados. As madrugadas dos dias 15, 16 e 17 de abril devem ser as mais frias deste ano no centro-sul do Brasil.

Rio Grande do Sul

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira com o avanço de uma massa de ar seco e frio. A massa de ar frio associada a um centro de alta pressão de 1.024 hPa na Argentina derruba a temperatura e ingressa no território gaúcho com vento fraco a moderado, segundo a MetSul. No Leste e no Nordeste do Estado, mas, especialmente, na Serra e no Litoral Norte, haverá ainda momentos com maior nebulosidade e chance de precipitação na forma de garoa ou chuva em parte do dia. Já do Centro para o Oeste do Estado e a Campanha, amplos períodos de céu claro, ao longo do dia com o domínio do ar mais seco e frio.

Esta quinta começa e termina com frio. No Nordeste do Estado, como na Serra e Campos de Cima da Serra, o frio será mais sentido à noite após um dia ameno com marcas no fim do dia de até 5ºC na região de São José dos Ausentes.

O sol aparece com nuvens nesta quinta-feira na Grande Porto Alegre, mas tornam a ocorrer alguns períodos de maior nebulosidade. O dia é bastante ameno na região metropolitana de Porto Alegre, com possibilidade de chuva ou garoa isolada e passageira.

O sol aparece mais uma vez em todo o Rio Grande do Sul nesta Sexta-Feira Santa. No entanto, nuvens de circulação marítima avançam do mar pro continente no Leste do Estado e trazem chuva isolada e passageira para os Litorais Sul e Norte, além da área da Lagoa dos Patos e entorno. O feriado começa frio com mínimas abaixo de 10ºC na maior parte dos municípios. Várias cidades devem ter marcas abaixo de 5ºC ao amanhecer e nos Aparados, onde os termômetros podem indicar mínimas em torno de 0ºC. Chance de geada isolada ao amanhecer na fronteira com o Uruguai, Campanha, Serra do Sudeste, baixadas da Metade Norte como do Planalto e do Alto Uruguai, na Serra e Aparados.

Fontes: Climatempo e MetSul