Clima

Semana será de chuva seguida por frio na região Sul

Frio e chuva irão marcar a semana na Região Sul do País. Os maiores volumes de chuva, entre 60 e 150 mm, estão previstos para o centro-oeste de Santa Catarina e do Paraná, além do noroeste do Rio Grande do Sul em decorrência da passagem de uma frente fria entre hoje e amanhã (13). Para as demais áreas da região não estão previstos grandes acumulados de chuva que ultrapassem os 50 mm até a próxima segunda-feira (18), conforme o Informativo Meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A temperatura deve começar a cair amanhã, com o avanço de uma massa de ar frio que irá provocar uma redução das temperaturas mínimas em toda Região Sul. “Nessas áreas, os valores de temperatura mínima poderão ser inferiores a 8°C nas serras gaúcha e catarinense, além da região de planalto no Paraná, entre os dias 14 e 15/04”, ressalta o Inmet.

Já na semana seguinte, entre 19 e 27 de abril, são esperados grandes acumulados de chuva no oeste da região Sul, podendo chegar a 70 mm no oeste do Paraná. Nas demais áreas, os acumulados deverão ser inferiores a 30 mm.

Brasil

Para esta semana na Região Sudeste, a previsão indica áreas de instabilidade com acumulados chegando a 80 mm podem no leste de Minas Gerais e sul do Espírito Santo.

Quanto ao Centro-Oeste, os volumes de chuva poderão ocorrer entre 50 e 100 mm em áreas do norte do Mato Grosso e de Goiás, além do sul do Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não devem passar de 40 mm.

Na Região Nordeste, os destaques de maiores acumulados de chuva são previstos para os estados do Ceará, norte do Piauí, grande parte do Maranhão e oeste da Bahia, podendo chegar a 100 mm.

No MATOPIBA (área que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados de chuva previstos, poderão variar entre 20 e 60 mm em grande parte da região, porém no oeste da Bahia e norte do Piauí, são previstos acumulados de chuva de até 100 mm nos próximos dias.

Para a Região Norte, são previstos maiores acumulados de chuva no oeste do Amazonas e grande parte de Rondônia, com acumulados ficando entre 50 e 150 mm.

Fonte: Inmet