A colheita da soja avançou na última semana no Rio Grande do Sul e chegou a 34%. Apesar do índice ser um evolução de 15 pontos percentuais, as chuvas no estado aumentaram a umidade nas lavouras, chegando a impedir a entrada de máquinas em alguns pontos. Além disso, em localidades como a regional de Erechim, a previsão de chuvas durante a semana poderá causar perdas na soja já madura para colher. As informações são o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (07) pela Emater/RS-Ascar.
Atualmente, 47% dos cultivos estão em fase de maturação, 15% em enchimento de grãos e 4% ainda em floração. “A desuniformidade na maturação dos cultivos tem se mantido presente, o que tem feito os produtores adotarem o uso de dessecantes em pré-colheita para auxiliar na operação”, relata o documento.
Regionais
A colheita atingiu 20% das áreas nas regionais de Erechim e Passo Fundo, com as chuvas favorecendo o desenvolvimento das lavouras tardias. Em Erechim, a média atual de produtividade é de 1.500 quilos por hectare, sendo que a produtividade está aumentando conforme as áreas são colhidas
Apesar do ritmo lento, causado pela heterogeneidade na maturação das lavouras, a regional de Frederico Westphalen já colheu 29% das áreas. O rendimento médio caiu 61% em relação ao projetado inicialmente, apresentando 1.372 quilos por hectare.
O ritmo de colheita e a produtividade média aumentaram na regional de Soledade, onde a colheita está em 13%. “A variação de produtividade entre lavouras continua na maior parte da região. A produtividade média é de 2.250 quilos por hectare”, informa a Emater.
Ferrugem
A presença de esporos da ferrugem asiática já foi identificada em todo o território gaúcho, com o avanço nos estádios de desenvolvimento da soja. O estado tem nove pontos com a doença em lavouras de soja, localizados nos municípios de Bagé, Capão do Leão, Pelotas, Camaquã, Palmares do Sul, Soledade, Santa Bárbara do Sul, Santa Rosa e Uruguaiana. Para identificação das condições climáticas favoráveis a ocorrência da ferrugem, a Emater recomenda acessar o Programa de Monitoramento da Ferrugem Asiática da Soja no RS.
Com informações da Emater/RS-Ascar