A previsão do tempo para os próximos dias é de chuva dentro da normalidade. “Sem ação propriamente da La Niña a chuvas começam a ficar um pouco mais irregulares sobre grande parte das regiões produtoras da região central do país; isso porque daqui para frente os corredores de umidade começam a ficar um pouco mais voltados para o Sul do Brasil”, informa o agrometereologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos.
No domingo (3), uma nova frente fria estará avançando sobre o Rio Grande do Sul levando chuvas generalizadas ao Estado e também ao extremo norte da Argentina e ao Paraguai. “Aos pouquinhos esse sistema vai avançando, mantendo as chuvas no Paraguai, e chegando em Santa Catarina, Paraná e São Paulo”, ressalta o agrometereologista.
De acordo com Santos, uma nova frente fria deve avançar na sexta-feira (8). Enquanto as chuvas ficam mais concentradas no Sul entretanto, a segunda quinzena de abril deve ser marcada por chuvas mais irregulares na região central. “Então não apostem nessas chuvas”, alerta o especialista.
“Portanto, as condições para o milho safrinha ainda são boas, mas para aqueles produtores do Mato Grosso, de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, da Bahia, que necessitam de chuvas a partir do dia 20 de abril, muito cuidado! Porque, provavelmente, se essas chuvas vierem vão vir de forma muito irregular. Já para as regiões produtoras do Paraná e Paraguai, às condições estão boas; porque os corredores de umidade já estão mais voltados para o Sul”, explica Santos.
Temperatura
A previsão é que as temperaturas devem cair devido as frentes frias estarem mais voltadas ao Sul. “Mas está longe de ocorrer geadas no Brasil ao longo dos próximos 45 dias”, frisa o agrometereologista.