Leite

Empresa deve 45 dias de pagamento a produtores de leite, relata Fetag-RS

Produtores estão sem receber todo o mês de janeiro e 15 dias de fevereiro.

Produtores do Rio Grande do Sul relatam falta de pagamento pelo leite coletado durante 45 dias pela empresa Friosul. Diante disso, na manhã da próxima segunda-feira (28) acontecerá uma reunião para estabelecer a defesa do produtor leiteiro. “Eles [Friosul] coletaram o leite todo o mês de janeiro, até dia 15 de fevereiro. E no dia 15 ao invés de pagar os produtores eles mandaram um comunicado de que não receberiam mais o leite”, informa o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Eugênio Zanetti.

Para entender quantos produtores foram afetados, qual o valor de dívida da empresa e definir os desdobramentos para encaminhar a defesa do produtor, irão comparecer representantes jurídicos dos sindicatos dos trabalhadores rurais de Marau, Passo Fundo e Ijuí, a Fetag-RG e os representantes da Friosul. “Porque até agora, eles nos falaram que por seis meses não vão estar fazendo pagamento nenhum. Também não entraram com ação de recuperação judicial, não decretaram falência, por isso estamos vendo qual é a peça jurídica que a gente vai usar pra entrar na ordem de prioridade para os produtores receberem da empresa os valores devidos”, explica Zanetti.

Friosul

A empresa Friosul, de Caxias do Sul, informou aos produtores que não recolheria mais o leite em suas propriedades e, através de uma nota divulgada em suas mídias sociais no dia 17 de março, a agroindústria justificou que estava passando por dificuldades financeiras e que apresentaria um Plano de pagamento aos credores considerando cada situação específica.

Para Zanetti, a situação é preocupante. “Orientamos que os agricultores que foram impactados pelo golpe da empresa, que procurem o Sindicato dos Trabalhadores Rurais para mais informações. É inadmissível que as famílias trabalhem mais de 30 dias e não recebam pela produção” afirma o dirigente.

Nas redes sociais da empresa, comentários cobram o pagamento e reclamam da situação. “E nosso dinheiro esqueceram estamos passando fome tentando sobreviver do valor que vcs estão devendo pra nós.. paguem o que nos devem ou devolvam o nosso leite entregue a vcs” (sic), lamenta produtora de leite de Passo Fundo em um comentário publicado ontem (24).

A Destaque Rural tentou contato com a Friosul, mas não obteve resposta até a publicação.

Texto: Bruna Scheifler e Larissa Schäfer/Destaque Rural