Clima

Temporais e chuvas intensas seguem previstas para a Região Sul

A quarta e quinta-feira (24) foram de muita chuva no Sul do Brasil. Nas últimas 24h, até o começo da tarde de hoje, os acumulados superavam os 100 mm no norte e oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia. Também há registros de marcas isoladas acima de 200 mm, segundo a MetSul. Em Santa Rosa, o acumulado chegou a 224 mm até o final desta manhã, de acordo com o Centro Nacional de Previsão de Desastres (Cemaden).

Além disso, fortes vendavais foram registrados na manhã de hoje (24) em Campos Novos (SC) com ventos de 108 km/h, e em Campo Bom (RS) com ventos de 104 km/h. O Inmet ainda alerta para chuvas intensas em parte do Rio Grande do Sul, com risco de ventos intensos, corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta é válido para a região Metropolitana de Porto Alegre, além do Noroeste, Centro Ocidental, Nordeste, Centro Oriental, Sudeste e Sudoeste gaúcho.

“A faixa de instabilidade associada à formação de uma frente fria e ventos quentes úmidos de norte, sobre grande parte da Rio Grande do Sul persiste, provocando condições favoráveis à fortes instabilidades convectivas, com pancadas de chuvas intensas e vendavais no norte e noroeste do Rio Grande do Sul no decorrer do dia de hoje (24), entre o oeste e centro de Santa Catarina, sudoeste e oeste do Paraná a partir da desta tarde, até a manhã de sexta-feira (25) no Rio Grande do Sul”, informa o Inmet.

Sexta-feira

A expectativa é de que os volumes ainda aumentem com a manutenção das chuvas na Região Sul. Na maior parte do Rio Grande do Sul, a sexta-feira deve marcar o fim desse período de chuvas. “A instabilidade vai se concentrar entre o Nordeste e o Nordeste gaúcho e o estado do Paraná com alto risco de temporais isolados no território paranaense”, alerta o meteorologista Luiz F. Nachtigall, da MetSul.

Apesar do sol reaparecer em parte do Rio Grande do Sul, a nebulosidade predomina no Norte e Nordeste. O tempo tende a ficar mais aberto com a presença do sol em cidades do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho.

“A frente fria atua mais sobre Santa Catarina e o Paraná, onde chove em muitos municípios e com forte intensidade em diversos pontos, o que deve trazer altos volumes em algumas localidades”, explica Nachtigall.

Com informações da MetSul e Inmet