Agronegócio

Frente fria mantém quadro de chuvas sobre o Sul do Brasil

A frente que se formou hoje (23) irá ganhar mais intensidade amanhã (24) e levará chuvas para o Sul do Brasil, Paraguai e Argentina.

Uma frente fria começou a se formar no sul do Paraguai e na região extremo oeste do Rio Grande do Sul nesta manhã (23). Contudo, esse sistema irá ganhar mais intensidade amanhã (24) e levará chuvas em grande parte do Sul do Brasil, Paraguai e Argentina. “Chove muito bem na Argentina, beneficiando as lavouras tanto de soja quanto de milho”, informa o agrometereologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos.

A tendência é que essa frente fria aos poucos avance sobre as regiões sudeste e central levando chuvas mais generalizadas a partir de sexta-feira (25). “Na sexta a tendência é de chuvas um pouco melhores sobre o Paraguai, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. Pouca chuva sobre a região sudeste e na Bahia”, aponta o especialista.

Nas demais regiões do país a previsão é de chuvas irregulares. “O grande problema continua sendo o extremo norte do nordeste que continua tendo chuvas; portanto produtores do Maranhão, do Piauí, norte do Tocantins e Pará poderão ter problemas com o andamento da colheita da soja por conta de chuvas mais recorrentes devido a Zona de Convergência”, explica.

Fim de março

Portanto, os últimos dias do mês serão marcados por chuvas generalizadas em grande parte das regiões produtoras do Brasil; com exceção da Bahia e norte de Minas Gerais. “Entre os dias 29, 30 e 31 uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e deve trazer mais chuvas a grande parte da região Sul”, afirma.

A tendência é do clima se manter com chuvas regulares nos próximos 30 dias, o que favorece ainda mais as lavouras. “No Paraná com esse retorno das chuvas mais regulares também no mês de abril irá favorecer o plantio do trigo; enquanto no Sul há uma elevação dos níveis de umidade do solo beneficiando também no planejamento do plantio das lavouras de inverno”, finaliza Santos.