Eventos

Expoagro Afubra 2022 espera 80 mil pessoas durante quatro dias de evento

A Expoagro Afubra 2022 foi lançada oficialmente hoje (04), em um evento com público presencial restrito. O ato, realizado no Parque de Exposições da Feira, apresentou a programação, que volta a ser presencial depois de dois anos. Em 2020, o evento foi cancelado às vésperas do início e em 2021 teve uma edição on-line. A expectativa é atrair um público de 80 mil pessoas ao longo da Feira, que terá mais de 400 expositores, entre empresas, instituições e entidades. A Expoagro Afubra será realizada entre 23 e 26 de março, no Parque de Exposições da Feira, em Rio Pardo/RS.

Atrações como o Seminário de Turismo Rural, Fórum de Diversificação, Espaço de Inovação do Agro, Dia do Arroz, palestras técnicas, exposição de máquinas e equipamentos, dinâmica de máquinas, lavouras demonstrativas, piscicultura, animais, hortaliças, agroindústrias familiares e área florestal fazem parte da programação.

Na ocasião, o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, disse acreditar que o pior já passou e é possível receber o público dentro das recomendações sanitárias. “Planejamos a Feira deste ano com os olhos voltados às recomendações sanitárias de saúde”, disse. A anunciar que a programação foi estendida para quatro dias, incluindo o sábado, Werner explicou que isso oportunizará a participação do público do meio urbano. “Eles certamente visitarão a Expoagro Afubra. E serão todos bem-vindos”, salientou.

O coordenador geral da Expoagro Afubra, o engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, destacou os três eixos da programação: transformação, inovação e produção sustentável. “A escolha dos temas se deve à leitura do cenário que vivemos e que se transformou com a pandemia e, agora, com o conflito entre Rússia e Ucrânia, vai nos trazer mais desafios, mostrando que vivemos em constantes mudanças e transformações”, disse. “Precisamos estar sempre buscando inovação, com atenção ao meio ambiente e com o social, nos preocupando tanto com os produtores como com os consumidores”, acrescentou.

Ao falar sobre a programação, Dornelles enfatizou o Espaço de Inovação do Agro, onde o visitante conhecerá iniciativas relacionas à educação rural e programas direcionados aos jovens do campo, desenvolvendo dinâmicas de inovação e empreendedorismo. O coordenador geral também destacou, além das melhorias na rodovia para acesso ao Parque, a ampliação do Pavilhão das Agroindústrias, que agora tem capacidade para abrigar 193 expositores e até ampliar. “Na retomada da Feira, a nossa expectativa é reencontrarmos os visitantes em um Parque muito bem preparado, com muitas atrações e novidades, mantendo o nosso compromisso de promover a diversificação dos produtores rurais”, anunciou.

Representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no evento, a deputada estadual Kelly Moraes, destacou a importância do setor. “Nós nos adaptamos ao novo, ainda não saímos da pandemia, e, por isso, a retomada é desafiadora. A tecnologia é muito importante e precisamos nos adaptar, mas o presencial é algo que não pode ser deixado de lado”, finalizou.

Por sua vez, Edivilson Brum, prefeito de Rio Pardo, município anfitrião da Feira, disse que mais de 40% da renda de Rio Pardo é oriunda do setor primário. “Não são muito aqueles que entendem a importância econômica e social do setor. Temos uma classe chamada urbanoide, que não sabe que tudo o que comem tem o plantio e o suor de alguém”, falou. “Estamos fazendo um trabalho de resgate da autoestima do produtor rural rio-pardense e a Expoagro Afubra é fundamental para isso”, salientou. “Qualquer pessoa que visita a Feira, não sai da mesma forma que entrou, pois leva um conhecimento a mais, que certamente transmitirá para a bolha social com quem convive”, acrescentou.

Fonte: Expoagro Afubra 2022