Agronegócio

Emater/RS aponta queda de 40% na produção de mel na regional de Santa Rosa

Os baixos índices pluviométricos e as temperaturas elevadas, interferem no comportamento das abelhas e reduzem a oferta de floradas.

Na Fronteira Oeste, seguem baixos os índices pluviométricos e as temperaturas elevadas, interferindo no comportamento das abelhas e reduzindo a oferta de floradas. Em Itacurubi, a alimentação das abelhas está disponível apenas nas áreas de eucalipto. De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e divulgado nesta quinta-feira (10/02) pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpr).

Já na Campanha, foi observada retomada da atividade intensa de forrageamento dos enxames com a queda nas temperaturas, embora as floradas ainda estejam restritas às lavouras de soja e algumas áreas de pastagens de leguminosas.

Na regional de Santa Rosa, com a ocorrência de chuva e temperaturas mais amenas, os enxames voltaram a atividade em pólen. As condições do tempo também proporcionaram o surgimento de novas floradas. Mas, a produção de mel ainda está sobre os efeitos da estiagem prolongada, o que dificulta o manejo e reduz a oferta de alimentos, refletindo numa queda de até 40%.

No município de Santiago, a seca afetou severamente os enxames, sendo que as rainhas vêm apresentando redução na postura, devido à pouca oferta alimentar.

Em Pelotas e Arroio do Padre, alguns dos apicultores ainda estão colhendo e realizando o manejo de verão. Na serra do Sudeste, com o início da florada de verão, há uma boa expectativa para a safra de outono, se as chuvas continuarem.

No entanto, na regional de Soledade, a movimentação dos enxames foi menor em relação ao mesmo período do ano passado, devido ao excesso de calor e falta de floradas. Assim, foi finalizada a colheita de primavera, com produção razoável.

Foi relatado aumento na produtividade das colmeias na regional de Ijuí. Na de Passo Fundo, as colmeias apresentam boas condições sanitárias e de produção. Enquanto, na de Erechim, a atividade está em fase de colheita, com produtividades em torno de 18 quilos de mel por caixa.

Comercialização

Na regional de Erechim, o pólen é vendido a R$ 22,00/130 gramas; própolis, a R$ 20,00/100 mililitros.