Agronegócio

Híbridos Provisia™ buscam facilitar o manejo de plantas daninhas resistentes no arroz

Na última semana, a BASF lançou no Brasil o Sistema de Produção de Arroz Provisia™. A novidade inclui os novos Híbridos de Arroz Provisia™, por meio da marca Lidero, com tolerância ao novo herbicida Provisia® 50 EC. “É uma novidade para o agricultor, uma ferramenta que vai facilitar e um potencial produtivo que vai melhorar muito a cadeia produtiva do arroz brasileiro”, destaca o Gerente de Melhoramento de Arroz da BASF, Marcio Morais, no vídeo mais recente do projeto Desafios do Arroz.

O Sistema traz performance no controle do arroz-vermelho e capim-arroz. “É uma nova tecnologia, uma inovação da BASF para o mercado, para a rizicultura brasileira, para facilitar e resolver o problema de manejo de ervas daninhas resistentes. A gente sabe que tem várias áreas que vêm sofrendo, ao longo de vários anos, com a resistência do arroz vermelho”, explica Marcio.

A nova tecnologia foi planejada para ser aplicada em rotação com o sistema Clearfield®. O potencial produtivo das novas sementes deverá ser similar ou superior aos híbridos Clearfield®, conforme o gerente. “Hoje nós entregamos híbridos com alto potencial produtivo e também com uma qualidade de grãos muito boa [..]. É um padrão que é aceito normalmente pela indústria e pelo consumidor final, que é quem importa, que é quem vai olhar o arroz e vai comprar”, ressalta Marcio.

O novo Sistema e os Híbridos de Arroz Provisia™ estarão disponíveis na safra 2022/23. Em relação às sementes, o gerente garante que elas estarão disponíveis para entrega. “Neste ano, cerca de 80% da nossa produção de sementes está sendo feita já nesta safra aqui no Rio Grande do Sul, o que vai garantir a próxima safra”, afirma Marcio.

Patrocínio: BASF