O Sistema de Produção de Arroz Provisia™ foi lançado hoje (01) no Brasil pela BASF. Planejada para ser aplicada em rotação com o sistema Clearfield®, a nova tecnologia traz performance no controle do arroz-vermelho e capim-arroz, além de genética avançada. A ferramenta já foi lançada nos Estados Unidos em 2018 e tem lançamento previsto para outros países da América Latina. No Brasil, ela estará disponível na safra 2022/23.
O sistema permite aplicação do novo herbicida Provisia® 50 EC de amplo espectro para controle de plantas daninhas em pós-emergência, incluindo também as resistentes à acetolactato sintase (ALS). Ele é considerado uma evolução para o cultivo da cultura no país, permitindo maior produtividade.
O Sistema exige planejamento, com um ciclo de três anos. No primeiro deve ser utilizado o Sistema Clearfield®, no posterior a soja, pastagem ou preparo de verão. Finalmente, o Provisia™ pode ser aplicado. “O Provisia™ vem para complementar o Clearfield® com maior controle do capim-arroz e arroz-vermelho”, destaca José Mauro Costa Rodrigues Guma, Gerente de Sementes de Arroz e Trigo da BASF.
Na próxima safra também serão disponibilizados novos híbridos, por meio da marca Lidero, que podem ampliar a produtividade em até 25%. As sementes Lidero possuirão trait de resistência ao novo herbicida Provisia® 50 EC.
O novo herbicida deverá ser utilizado em duas aplicações de forma sequencial antes da entrada da água, conforme recomendação da BASF. A primeira deve ser feita entre v1 e v3 e a segunda em v4 e v5. A segunda aplicação pode ser associada com o Basagran 600. Também é aconselhado o uso de pré-emergentes.
“A gente está vendo no campo, os resultados são excepcionais de produtividade”, destaca o gerente de Desenvolvimento de Mercado de Soluções para Agricultura da BASF, Sérgio Silva.
“O Sistema Provisia™ chega para contribuir com o legado dos rizicultores do país. Acreditamos que o fortalecimento e a longevidade do sistema produtivo do agricultor passam pela estratégia de diversificação de culturas e integração de práticas de manejo”, ressalta o gerente de Marketing de Arroz e Trigo de Soluções para Agricultura, Luciano Pizzuti.