A semana começa com tempo aberto e sem chuvas em praticamente toda a região sul do Brasil; incluindo o sul do Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina. “Apenas algumas áreas do norte do Paraná podem ter algumas pancadas. […] Há possibilidade de eventuais pancadas de chuvas também na faixa leste de Santa Catarina”, informa o agrometereologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos.
Nesta terça-feira (1), as temperaturas permanecem altas; mesmo assim, há “muita nebulosidade sobre toda a região da metade leste do Paraná, leste de Santa Catarina e extremo nordeste do Rio Grande do Sul a partir de hoje à noite a amanhã; com isso não se descarta a possibilidade de algumas pancadas de chuva”, explica.
Além disso, segundo o agrometereologista os mapas preveem pancadas na metade sul do Mato Grosso do Sul, norte ou noroeste do Paraná nesta quarta-feira (2); “devido algumas áreas de instabilidades associado ao corredor de umidade sobre a faixa central do Brasil. Os volumes não serão altos, mas já serão suficientes para amenizar um pouco o déficit hídrico”, ressalta.
No entanto, o restante da semana ainda será marcado por tempo aberto e sem previsões de chuvas nas outras regiões. “O que coloque em risco ainda mais as lavouras dessas áreas, não há previsões de retorno das chuvas pelo menos até sexta-feira (4)”, alerta o especialista.
Fim de semana
Contudo, entre a quinta (3) e a sexta-feira, uma frente fria avança e pode provocar chuvas um pouco mais generalizadas sobre toda a região sul; incluindo o sul do Mato Grosso do Sul e o Paraguai. “No entanto serão chuvas rápidas e de fraca intensidade, não recuperando os níveis de umidade do solo”, frisa.
“Portanto, as condições, principalmente, para o extremo-sul do Paraguai, Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná ainda continuam em condições críticas; já afetando completamente a produção de soja e milho”, complementa.
A próxima semana deve manter o mesmo quadro climático. “Somente depois da metade da semana é que uma nova frente fria estará avançando sobre os Sul”. Santos explica que a tendência é que, ao menos, uma vez na semana uma frente fria provoque chuvas irregulares sobre a região.
Conforme a previsão acima, confira os mapas meteorológicos:
Fonte: Divulgação Rural Clima
Texto: Larissa Schäfer