Modelos meteorológicos preveem chuvas abaixo da média para o próximo trimestre no Rio Grande do Sul. Particularmente, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê precipitação predominantemente abaixo da média para fevereiro e março de 2022. Já em abril, o volume de precipitação deve ficar abaixo da média, com valores mais pronunciados na Fronteira Oeste.
O calor deve continuar predominando, com temperaturas acima da média no próximo trimestre. “No entanto, após a passagem de sistemas frontais, poderá haver quedas mais acentuadas nas temperaturas mínimas. Isso fica agravado por conta da presença da La Niña”, explica a meteorologista Jossana Ceolin Cera, consultora do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
As culturas de sequeiro, como soja e milho, apresentam grandes perdas no estado. Além disso, a falta de chuvas já baixou o nível de reservatórios e alguns rios já estão secos. “Com isso, alguns produtores de arroz irrigado, principalmente os da Fronteira Oeste e da Região Central, vêm tendo problemas para irrigar suas lavouras”, relata Jossana.
O alerta é para o uso consciente da água, evitando perdas no sistema de irrigação e fazer seu reuso, quando for possível. Também é recomendado atualizar-se quanto à previsão do tempo, para melhor se programar nas atividades diárias.
Confira também
Com informações do Irga