Clima

Temperaturas se manterão próximas de 40ºC na maioria das regiões do RS

Nos próximos sete dias, o calor seguirá intenso no Rio Grande do Sul. Até sábado (22), a presença do ar quente manterá as temperaturas próximas de 40°C na maioria das regiões. Essa condição favorecerá a ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A previsão é do Boletim Integrado Agrometeorológico 03/2022, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a Emater/RS-Ascar e o Irga.

No domingo (23), a aproximação de uma área de baixa pressão manterá maior variação de nuvens, o que deverá provocar pancadas de chuva e trovoadas, típicas de verão, na maioria das regiões. Na segunda-feira (24), o tempo firme e muito quente seguirá predominando e somente na Zona Sul e na faixa Leste deverão ocorrer pancadas de chuva de verão. Na terça (25) e quarta-feira (26), a atuação de uma área de baixa pressão vai provocar chuva em grande parte do Estado, com possibilidade de temporais isolados.

Os totais previstos deverão oscilar entre 15 e 35 na maioria das áreas. Nos setores Norte e Nordeste, os volumes oscilarão entre 35 e 50 mm, podendo superar 60 mm em alguns municípios.

Última semana

O estado registrou uma semana de calor extremo entre 13 e 19 de janeiro, registrando temperaturas superiores a 40°C em algumas regiões. No sábado (15) e domingo (16), o ingresso de ar úmido causou pancadas de chuva e trovoadas, típicas de verão na maioria das regiões. Já na segunda (17) e quarta-feira (19), grande parte do Estado registrou chuvas, com registro de altos volumes e tempestades, associadas com intensas rajadas de vento, danos e prejuízos em diversos municípios.

Na maioria das regiões os totais oscilaram entre 15 e 35 mm e somente nas Missões e em parte do Planalto foram a inferiores a 10 mm. Na zona Sul, faixa Leste e Serra do Nordeste os volumes foram mais elevados e oscilaram entre 40 e 65 mm na maior parte das localidades e superaram 100 mm em alguns setores da Serra do Nordeste.

No entanto, mesmo com a chuva expressiva e altos volumes em algumas áreas, a condição de estiagem persiste em todas as regiões.

Com informações da Seapdr