O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Rodrigo Machado, participou do lançamento da 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz na tarde desta quarta-feira (27). A solenidade ocorreu no auditório da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), com a participação do presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do RS (Federarroz), Alexandre Velho; do presidente da Farsul, Gedeão Pereira; do chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso; e do prefeito de Capão do Leão, Vilmar Motta Schmitt.
Machado destacou a importância do evento para a cadeia orizícola. “Sempre fomos parceiros na realização da Abertura Oficial da Colheita do Arroz. Acreditamos que esse seja um momento importante para o setor se reunir e discutir suas metas, seus desafios, suas reivindicações. E o Irga tem a missão principal de se colocar ao lado do produtor arrozeiro, oferecendo tecnologia, extensão rural e auxiliando na gestão das lavouras”, comenta o presidente da autarquia.
Alexandre Velho salientou a responsabilidade em relação à manutenção da segurança alimentar, especialmente devido às mudanças significativas nos dois últimos anos com a pandemia. “Este novo momento em que estamos vivendo nos traz cada vez mais a obrigação de aumentar a produtividade para que possamos enfrentar os desafios. E a Abertura da Colheita do Arroz é um evento consolidado e profissional para trazer aos produtores as ferramentas necessárias para uma boa condução dos seus negócios”, afirmou, ressaltando a necessidade da busca de outros grãos para a Metade Sul do Estado, assim como de outras forrageiras para que haja uma intensificação cada vez maior da pecuária no sistema produtivo.
Pela Embrapa, Roberto Pedroso ressaltou tratar-se da maior abertura de colheita de grãos das Américas e que, no próximo ano, se encaminha para superar todas as marcas históricas. “Hoje, pensa-se em sistemas complexos de produção e de comercialização sempre com sustentabilidade. Por isso, o evento reunirá expositores da pesquisa, da produção, insumos, do setor de máquinas e implementos, entre outros. Toda a cadeia produtiva estará conectada”, enfatizou Pedroso.
A 32ª edição da Abertura da Colheita ocorrerá de 16 a 18 de fevereiro na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado de Capão do Leão. O lema escolhido para essa edição será “A Produção de Alimentos no Pós-Pandemia: Novos Patamares, Novos Desafios”.
O evento é organizado pela Federarroz, com a correalização da Embrapa e apoio do Irga na condução das lavouras experimentais. A programação contará com feira, palestras, debates, homenagens, ato da Abertura Oficial e as vitrines tecnológicas.
Fonte: AgroEffective/Ascom Irga