Dia de Campo sobre Soja em Marau encerra uma sequência de eventos sobre o tema na região

A cultura da soja ocupa área de aproximadamente 650 mil hectares na região de abrangência do Escritório Regional de Passo Fundo. Diante da importância da cultura, uma sequência de Dias de Campo foi realizada na região. Nesta quarta-feira (19/02), foi a vez do município de Marau sediar o evento, na comunidade Nossa Senhora do Carmo, na propriedade da família de Zulmir Perin. O primeiro dia de campo da série foi em Almirante Tamandaré do Sul, 05/02 e o segundo em Caseiros, no dia 11/02. A promoção é da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e Prefeituras.

Foram quatro estações técnicas, onde os agricultores tiveram a oportunidade de aprender e trocar informações. Uma das estações apresentou o manejo integrado de doenças, tema apresentado pelo engenheiro agrônomo e extensionista da Emater/RS-Ascar, Fernando Rossi. Tecnologia de aplicação foi assunto explanado pelos engenheiros agrônomos e extensionistas da Emater/RS-Ascar Joana Hanauer e Elder Dal Prá. E o engenheiros agrônomos e também extensionistas da Instituição, Rafael Goulart Machado e Luiz Fernando Pontel Oliveira falaram sobre fertilidade e manejo da adubação do solo, mostrando in loco, os resultados com diferentes tipos de adubação. Em uma quarta estação, representantes da Donmario Sementes e da GDM apresentaram posicionamento técnico de cultivares.

Para o prefeito de Marau, Iura Kurtz eventos como esse são importantes e propiciam o conhecimento. “A propriedade é uma empresa e para ser competitiva precisa de informações. Aproveitem o dia e levem conhecimento daqui para as propriedades”, disse. O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami, destacou que esse é o terceiro Dia de Campo sobre o tema a ser realizado na região. “Estamos trazendo informações de qualidade e com isenção. Há três anos voltamos a atuar fortemente nas culturas”, falou. Estiveram presentes também o coordenador regional da Seapdr, Leandro Vieira e o secretário municipal da Agricultura, Ademir Durante.

O evento contou com o apoio do Sicredi, Sicoob e Conselho Municipal de Agropecuária e Abastecimento de Marau.

Fonte: Emater

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando