Produção agroindustrial caiu em dezembro, mas produtos alimentícios e bebidas cresceram

Depois de voltar cair em novembro, após dois meses em alta, o Índice de Produção Agroindustrial Brasileira (PIMAgro) calculado pelo Centro de Estudos em Agronegócios da Fundação Getulio Vargas (FGV Agro) recuou também em dezembro, novamente pressionado pela queda das atividades no segmento de produtos não-alimentícios.

O indicador fechou o mês com retração de 1,2% na comparação com dezembro de 2018. Ainda assim, no acumulado de 2019 houve crescimento de 0,3% na produção física das agroindústrias do país. O PIMAgro é baseado em dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) do IBGE e nas variações do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), da taxa de câmbio e do Índice de confiança do Empresário da Indústria de Transformação (ICI) da FGV.

O grupo de produtos alimentícios e bebidas voltou a registrar avanço em dezembro (2%) na comparação anual, pelo quinto mês consecutivo. Nesse segmento, o destaque foi o incremento de 5,2% da área de bebidas, bem superior ao dos alimentos (0,9%). No grupo de produtos não alimentícios houve baixa de 5% em dezembro, puxada por biocombustíveis e insumos.

As informações são do Valor Econômico.

Fonte: MilkPoint

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando