Agricultura

Soja é tema de Dia de Campo em Caseiros

13/02/2020
Soja é tema de Dia de Campo em Caseiros

Fonte: Emater/RS-Ascar

Soja é tema de Dia de Campo em Caseiros

As lavouras de soja, cultivadas pelo produtor Elton Cecchin, às margens da BR 285, no município de Caseiros, receberam cerca de 100 agricultores durante um Dia de Campo, realizado na terça-feira (11/02). A promoção foi da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e Prefeitura de Caseiros. Participaram agricultores dos municípios de David Canabarro, Ciríaco, Muliterno, Capão Bonito do Sul, Ibiaçá, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha, Maximiliano de Almeida e de Caseiros.

Foram quatro estações técnicas. Na primeira, sobre manejo integrado de doenças, o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Fernando Rossi, destacou a importância de fazer o manejo integrado, ou seja, ações que podem ajudar a controlar doenças, como por exemplo, a rotação de culturas, utilização de sementes de boa qualidade, nutrição balanceada e manejo adequado do solo.

Os já os extensionsitas, Joana Hanauer e Elder Dal Prá, falaram sobre tecnologia de aplicação, dando ênfase às condições climáticas para aplicação e cuidados com as ponteiras das máquinas. Outro assunto do Dia de Campo foi fertilidade e manejo da adubação do solo, abordado pelos extensionistas da Instituição, Rafael Goulart Machado e Luiz Fernando Pontel Oliveira. Eles frisaram a importância de uma coleta correta de solo para análise, para se ter resultados mais fidedignos e aplicar a adubação adequada.  Na quarta estação, o representante da Donmario Sementes, Alan Serafini Betto, apresentou o posicionamento técnico de cultivares.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami, destacou a qualidade das informações repassadas aos agricultores nas parcelas pelos extensionistas. O prefeito de Caseiros, Leo Cesar Tessaro, acrescentou que a agricultura é o que move o município de Caseiros e também por isso a ser tão importante a presença e a parceria da Emater/RS-Ascar.

O evento contou com o apoio do Sicredi. O próximo Dia de Campo sobre a cultura da Soja acontece na próxima semana (19/02), no município de Marau, comunidade Nossa Senhora do Carmo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo       

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando