Competitividade da agropecuária gaúcha é foco da nova Presidência da Assembleia Legislativa

Ampliar a competitividade dos diversos setores da economia gaúcha – movimento essencial para manter e atrair investidores ao Rio Grande do Sul - é uma das pautas prioritárias da nova gestão à frente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RS, empossada na manhã desta segunda-feira (03), em cerimônia concorrida que lotou as dependências do Plenário da Assembleia. O presidente e o secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), Alexandre Guerra e Darlan Palharini, prestigiaram o ato de posse que contou também com diversos outros representantes do setor industrial do RS.

A competitividade do campo é foco do novo presidente da Assembleia, deputado Ernani Polo (Progressistas), ao lado da pauta política que promove reformas na estrutura do Estado e deverá avançar em 2020 nas questões tributárias. Polo, que assume no lugar do petebista Luis Augusto Lara, afirmou que pretende trabalhar pela valorização dos empreendedores gaúchos, destacando que benefícios fiscais serão amplamente discutidos pelo Parlamento a segmentos da economia que gerem competitividade e ajudem na arrecadação do Rio Grande do Sul.

“Se reduzirmos a musculatura de alguns negócios, a situação tende a piorar. Vivemos num país com muitas diferenças tributárias e o que normalmente acontece aqui no Estado é uma equalização tributária, muitas vezes necessária para um setor ser mantido”. De acordo com Polo, um estudo sério e criterioso irá auxiliar na definição dos segmentos beneficiados, mas ressalta que o foco principal será sobre segmentos com grande competitividade entre os estados da federação, caso do setor leiteiro e da proteína animal. “Temos setores produzindo, gerando emprego e com possibilidade de crescer. Para esses, é importante criar uma condição diferenciada", pontuou. Além dos benefícios fiscais, Polo destacou como fundamental a análise de outros indicadores, como educação, saúde, segurança e infraestrutura.

Fonte: Sindilat

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando