Índia: escassez de leite em pó pode levar a alta no sorvete

Os fabricantes de sorvetes e sobremesas congeladas na Índia enfrentam dificuldades em comprar leite em pó desnatado, devido à baixa disponibilidade no mercado, o que levou a um aumento repentino no preço unitário. O leite em pó desnatado é um dos ingredientes vitais na fabricação destes produtos na Índia.

A IICMA (Associação Indiana de Fabricantes de Sorvete) afirmou que, em janeiro de 2019, o custo médio do leite em pó desnatado era de Rs. 180/kg (US $ 2,53) e o preço atual é de Rs. 330/kg (US $ 4,64). Isso se compara ao custo médio atual do SMP internacional de Rs. 200/kg (US $ 2,81).

Os membros da IICMA disseram que, mesmo pagando Rs. 330/kg na Índia, os fabricantes de sorvete ainda enfrentam uma escassez de leite em pó desnatado. A IICMA afirmou que, devido à extensa estação chuvosa de dois meses no país, houve danos às culturas e forragens, o que resultou na redução de 10 a 15% na disponibilidade de leite e derivados.

A IICMA acrescentou que, se a situação atual persistir, um aumento acentuado dos preços poderá resultar em adulteração desenfreada no leite em pó desnatado. Existe também o risco de fechamento de algumas empresas de sorvetes e sobremesas congeladas e de perda de empregos.

A organização também alerta que o preço dos sorvetes e sobremesas congeladas pode subir e pode haver uma desaceleração na produção. A IICMA disse que propôs a criação de um estoque de 65.000 toneladas até meados de fevereiro, que seria usado para estabilizar o mercado para manter/reduzir preços dentro de níveis aceitáveis.

O presidente da IICMA, Rajesh Gandhi, disse: "A demanda e a necessidade do tempo atual são a liberalização econômica, com o setor de laticínios aberto ao mercado global, permitindo a importação e exportação. Isso não apenas daria oportunidade, mas incentivaria muitas pessoas a ocupar-se da criação de animais e, em última análise, ajudaria a aumentar a renda anual dos produtores. Seria de grande ajuda se a importação de leite em pó desnatado, leite em pó integral, manteiga e óleo de manteiga (gordura) estivessem sob regime de isenção de impostos, pois a indisponibilidade do estoque afetaria todo a indústria de sorvete e a sobremesa congelada da Índia.”

A Associação Indiana de Fabricantes de Sorvete foi fundada em 2011 como Associação Nacional de Fabricantes de Sorvete. É uma organização profissional sem fins lucrativos para garantir o sucesso da indústria de sorvetes e sobremesas congeladas na Índia.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Em 24/01/20 - 1 Rúpia Indiana = US$ 0,01

                           71,11 Rúpia Indiana = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

Fonte: MilkPoint

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando