Segurança jurídica para o agronegócio será foco da FPA em 2020

Segundo o presidente do colegiado, Alceu Moreira, objetivo é proporcionar maior volume de entrega de legislações qualificadas em torno do tema

Membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) participaram da Abertura Nacional da Colheita da Soja em Jataí (GO), nesta quinta-feira (23). Durante o evento, que é considerado o maior da sojicultura brasileira, foram debatidos temas como perspectivas da safra 2020, pauta política da cadeia produtiva da soja, o mercado nacional e internacional e os desdobramentos do acordo Estados Unidos e China e os impactos para formação de preços no Brasil.

O presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB-RS) participou do painel e falou sobre a abertura de novos mercados. “O mercado por si só é um corpo multilateral e cada circunstância reflete uma imagem. Enquanto estou aqui, a ministra Tereza Cristina já esteve na Alemanha se reunindo com ministros da Agricultura e também na Índia. Em março, estaremos em Bangladesh buscando abertura de mercados”, disse.

Segundo Moreira, quem tem 300 parlamentares no Congresso é a roça. “Fomos nós quem conseguimos convencê-los por eficiência, eficácia, trabalho e poder de convencimento para trazê-los. Nós não conseguimos aprovar tudo na Câmara dos Deputados, mas ninguém aprova na Câmara sem a participação da FPA”, destacou.

“Nós temos a Frente Parlamentar e vamos proporcionar maior volume de entrega de legislações qualificadas para gerar segurança jurídica. Vamos entregar a MP 897, como outro marco regulatório do financiamento agro nacional. Já entregamos a lei de conectividade para o campo aplicar tecnologias. Nós estamos entregando a lei dos defensivos, licenciamento ambiental e PPP’s prontas”, enfatizou Moreira.

O deputado Zé Mário (DEM-GO) destacou que durante o evento foi colocado, com muito conhecimento, a importância do agro brasileiro e tudo que se situa em torno do setor. “Quando a gente fala do agro a gente fala do Brasil que dá certo. O agro mais uma vez vai puxar todo esse desenvolvimento do país”, disse. O parlamentar destacou ainda um dos desafios do setor debatidos na FPA. “Talvez, de todos os desafios, o maior que nós temos como representantes dos produtores rurais é conseguir fazer com que o brilho do agro possa também ser transferido em segurança e, acima de tudo, em garantia de renda aos nossos produtores brasileiros. ”

Para o deputado Zé Silva (SD-MG) “a colheita é um momento sagrado de contemplar o resultado do trabalho árduo dos agricultores, aliados à generosidade da natureza, garantem o alimento na mesa de cada um. E esta é a maior safra de soja da história.”

Participaram ainda o deputado federal Zé Vitor (PL-MG), o pesquisador da Embrapa Soja, Adeney de Freitas Bueno, o engenheiro agrônomo da Universidade Rural do Rio de Janeiro, Túlio Gonçalo, o presidente da Croplife Brasil, Christian Lohbauer, o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz, e o presidente da Agroconsult, André Pessoa.

Fonte: DATAGRO

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando