Clima

Rio de Janeiro bate recorde de calor antes da virada do tempo

17/01/2020
Rio de Janeiro bate recorde de calor antes da virada do tempo

Foto de Filipe Pungirum, Rio de Janeiro (RJ)

Rio de Janeiro bate recorde de calor antes da virada do tempo

Cariocas e fluminenses sentiram muito calor nesta quinta-feira e a cidade do Rio bateu recorde de calor. Mas uma brusca de queda da temperatura acontece já nesta sexta-feira, por causa da passagem de uma frente fria que também traz muita chuva.

Recorde de calor no Rio de Janeiro

O INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - registrou 38,2° C de temperatura máxima às 15 horas. O recorde anterior era de 37,4°C verificada no dia 7 de janeiro.

No ano passado, a cidade do Rio de Janeiro teve um calor histórico em janeiro com 4 dias com temperatura máxima acima dos 40°C. A maior de janeiro de 2019  e de todo o ano de 2019 foi de 41,2°C , em 3/1/2019. 

Temperatura cai nesta sexta

A temperatura tem uma brusca queda nesta sexta-feira com a grande mudança no tempo provocada pela passagem de uma frente fria pelo Rio de Janeiro. 

O tempo fica muito instável no estado do Rio de Janeiro, com predomínio de céu nublado e chuva no decorrer do dia. Porém, a expectativa é de que ocorram temporais em muitas áreas do estado do Rio, incluindo o Grande Rio, com potencial para alagamentos. As regiões serranas e a Baixada Fluminense ficam mais sujeitas a deslizamentos. 

A chuva, o grande aumento da nebulosidade e o vento fresco que chega ao estado do Rio vão derrubar a temperatura. Os termômetros vão se manter abaixo dos 30°C na cidade do Rio de Janeiro por vários dias.

Fim de semana instável

Este fim de semana é prolongado para os cariocas por causa do feriado do dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião.

No sábado, o estado do Rio de Janeiro ainda tem predomínio de céu nublado e chuva. A temperatura fica amena, para os padrões de janeiro também na cidade do Rio.

O domingo também terá muita nebulosidade, mas a chuva cai fraca a moderada e já ocorrem alguns períodos com sol.

No feriado de 20 de janeiro, segunda-feira, todo o estado do Rio de Janeiro terá períodos com sol, mas as condições para pancadas de chuva aumentam e o volume de chuva tende a ser maior do que no domingo.

Fonte: ClimaTempo

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando