EUA e China fecham acordo “fase 1” com compromissos de US$ 200 bi

China e Estados Unidos assinaram nesta quarta-feira (15) a "fase 1" do acordo comercial após tensões de 18 meses entre as duas maiores economias do mundo. A cerimônia aconteceu na Casa Branca, em Washington, e foi transmitida para todo o mundo.

Conforme já havia sido antecipado pela imprensa internacional, o acordo abrange principalmente a reversão de tarifas que seriam impostas pelos EUA. Por outro lado, a China elevará as compras dos norte-americanos em pelo menos US$ 200 bilhões com produtos agrícolas e outros bens e serviços em dois anos.

"Juntos, estamos corrigindo os erros do passado e entregando um futuro de justiça e segurança econômica aos trabalhadores, agricultores e famílias norte-americanas", disse Trump durante a assinatura do pacto.

O vice premiê chinês, Liu He, por sua vez, ponderou durante discurso que o país fará compras dos norte-americanos baseadas em condições de mercado e reafirmou que o país cumprirá com rigor o que foi assinado.

Os mercados globais se atentavam para assinatura do acordo "fase 1" com cautela à espera de novidades já sobre a próxima etapa. Na cerimônia, foi dito que as negociações dessa próxima etapa começariam em breve e que está prevista uma visita de Trump a Pequim.

O presidente dos EUA, porém, pontou que as tarifas norte-americanas em vigor só serão removidas após a conclusão da próxima fase. "Vou deixá-las em vigor visto que de outra maneira não teremos cartas com as quais negociar", disse Trump.

Fonte: DATAGRO

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando