Clima

Minas Gerais terá muita chuva nos próximos dias

03/01/2020
Minas Gerais terá muita chuva nos próximos dias

Foto de Fábio Jacob, Juiz de Fora (MG) em 2/1/2020

Minas Gerais terá muita chuva nos próximos dias

O estado de Minas Gerais começou o ano de 2020 debaixo de muita chuva. Nos dias 1 e 2 de janeiro, temporais foram observados em todas as regiões mineiras, mas choveu especialmente forte na região da Grande Belo Horizonte, onde vários locais receberam de 90 mm a quase 150 mm de chuva em apenas 24 horas.

A chuva dos dois primeiros dias de janeiro de 2020 causou estragos na capital mineira e fez vítimas fatais no estado.  

A chuvarada vai continuar por mais alguns dias sobre Minas Gerais deixando o estado em alerta para o risco de alagamentos nos centros urbanos, deslizamentos de terra, transbordamento de córregos e enchentes. Além disso, a ocorrência de raios e de fortes rajadas de vento também poderão causar transtornos para a população de Minas os próximos dias.

Muitas áreas de Minas Gerais já tinham tido muita chuva em dezembro e na segunda quinzena de novembro de 2019. Assim, os solos e os rios já acumularam bastante água e o risco de deslizamentos só aumenta com a chuva forte desde início de janeiro. 


Grandes áreas de instabilidade 

A razão para a grande quantidade de chuva sobre Minas Gerais é a persistência de áreas de instabilidade por todo o estado. Até a segunda-feira, 6 de janeiro, a circulação de ventos sobre o Brasil vai direcionar muito ar úmido e quente do Norte para o Sudeste do Brasil. Este ar quente úmido é o principal ingrediente para a formação das grandes nuvens que provocam muita chuva, raios, vento forte e às vezes até granizo.

Fonte: ClimaTempo

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando