Brasil lidera produção mundial de soja sustentável

Colheita nacional corresponde a 85% do volume mundial da oleaginosa certificado pela RTRS (Associação Internacional da Soja Responsável)

Em 2018, foram produzidas mundialmente 4,5 milhões de toneladas de soja certificadas pela RTRS (Associação Internacional da Soja Responsável). Deste volume, 85% são de origem brasileira, o que posiciona o Brasil como líder mundial no cultivo sustentável da oleaginosa. 

Segundo declara a entidade, 226 fazendas brasileiras são certificadas pela RTRS. A produtividade nessas propriedades é 11,5% maior que a média nacional. 

O Maranhão é o estado brasileiro líder na produção de soja sustentável certificada pela RTRS. De acordo com a entidade, das 2,9 milhões de toneladas da oleaginosa cultivadas no estado em 2018, 30% (875 mil tons) foram certificadas com o selo de sustentabilidade. Cultivadas em 37 fazendas situadas principalmente na região sul do estado, essas lavouras ocupam uma área de 234 mil hectares, 

Para obter e manter a certificação RTRS, as fazendas precisam ter, entre outros requisitos, gerenciamento de resíduos, práticas de gestão para reduzir o uso de agroquímicos, rotação de culturas (soja - milho - plantas de cobertura do solo), monitoramento em tempo real (plantio, colheita) para controle de cada hora de uso de máquinas e cada litro de agroquímico, por exemplo. Todas as propriedades são auditadas anualmente.

Fonte: DATAGRO

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando