Agricultura

Produtor analisa o início do plantio da safra na Bahia

06/12/2019
Produtor analisa o início do plantio da safra na Bahia

Foto: Nivaldo Forastieri - São Desidério - BA

Produtor analisa o início do plantio da safra na Bahia

Continuamos nossa viagem em parceria com a Foraster Agrointeligência para observar como está o início de plantio em alguns estados brasileiros. A segunda e  última parte desta viagem é o estado da Bahia e também áreas que fazem divisa com o Piauí. O produtor Nivaldo Forastieri percorreu 3 mil quilômetros depois de sair de Brasília em direção ao baiano entre 18 e 30 de novembro. A seguir você confere o relato. 

Bahia

Bahia é a última parte da viagem que tem como objetivo analisar as condições do início de safra nas regiões produtoras. De Brasília, Nivaldo Forastieri seguiu de carro por 3 mil quilômetros em direção a  Formosa do Rio Preto e a mais nova região produtora de soja chamada de Coaceral, na divisa com o Piauí. 

Forastieri constatou um atraso muito grande no plantio, em torno de 50% e as áreas já plantadas em sua maior totalidade são áreas de replantio. Com o sol forte e a temperatura extremamente elevada nesta região somado a falta de chuvas mais frequentes e generalizadas, a soja não consegue se desenvolver e, os produtores já amargam perdas neste início de safra. 

Na região de São Desidério, Roda Velha, Barreiras, Formosa do Rio Preto e Luis Eduardo Magalhães, foi constado problemas nas lavouras. Em São Desidério e Roda Velha, as lavouras também apresentam problemas neste início de safra. O solo está seco com pouca umidade o que dificulta o desenvolvimento da soja.

Divisa com Piauí também tem problemas 

A região alta de Coaceral, divisa com o Piauí, antigamente uma vila, se desponta como uma das áreas promissoras no plantio de soja no país. Por lá, a situação é bastante complicada. O plantio da soja ainda está muito no início e ao caminhar pelos campos se observa algumas poças de água no terreno e em outras áreas extremamente secas, o que significa que a chuva vem ocorrendo ainda de forma muito isolada e irregular sobre as áreas agricultáveis.   

Condições para chuva os próximos dias 

No último fim de semana, já houve registro de precipitações na Bahia e nesta semana a atmosfera está mais úmida em áreas do Piauí, Maranhão, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Nesta quinta e sexta-feira, o sol brilha forte na maioria das áreas da Bahia e o ar fica mais seco o que dificulta a ocorrência de chuva no estado e na divisa com o Piauí.  

Em Mato Grosso, os próximos dois dias serão marcados pelo ar quente e úmido o que facilita a formação de nuvens e pancadas isoladas por vexes fortes e localizadas com raios.

No Mato Grosso do Sul, ainda há condições para chuva de moderada a forte intensidade nesta quinta-feira. A partir de sexta o tempo fica mais firme no sul e oeste do estado e nas outras áreas ocorrem pancadas isoladas com raios.

No Paraná, a chuva diminui e o sol aparece mais forte no estado á partir de sexta-feira. No sábado, a chuva dá uma trégua no estado e o sol predomina com bastante luminosidade. No domingo, novas áreas de instabilidade entram pelo oeste paranaense e a partir da tarde são esperadas pancadas de chuva isoladas. Abaixo você confere o mapa de chuva acumulado da Climatempo previsto para os próximos 5 dias:

 chuvap1_br (1)_A

Fonte: ClimaTempo

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando