Hortifrúti: jaca é a nova promessa como alternativa à carne nos EUA

Apesar de ser uma fruta antiga, a jaca tem recebido mais atenção nos últimos anos, especialmente nos países ocidentais. Isso porque sua textura permite que seja um alimento substituto à carne, principalmente em refeições veganas e vegetarianas.

Rica em fibras, proteínas e nutrientes, a jaca também é extremamente versátil – pode ser utilizada como ingrediente em doces ou salgados, ser cozida, frita ou grelhada, e até suas sementes costumam ser aproveitadas. Por estes motivos, o consumo da fruta é tido como grande potencial para os próximos anos, já que se trata de uma planta perene, bem adaptada, cujo manejo não é complicado. No entanto, a jaca precisa de certa preparação para ser consumida, é pesada, viscosa e possui casca grossa, coberta de espinhos.

Estímulos ao consumo – tendo isso em vista, várias empresas têm investido fortemente neste mercado (praticamente inexplorado). A The Jackfruit Company, por exemplo, apoia produtores indianos na logística de exportação de jaca para os Estados Unidos, enquanto a Karana tem feito parcerias diretamente com restaurantes, de forma a introduzir a fruta à população – que, muitas vezes, não sabe como utilizá-la em receitas. Essas empresas também facilitam a comercialização, vendendo a fruta pré-cortada, limpa e pronta para consumo.

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando