Clima

Chuva cai forte na Região Norte do Brasil

10/10/2019
Chuva cai forte na Região Norte do Brasil

Foto de Presidente Médici por Fernando Ramos da Silva (RO)

Chuva cai forte na Região Norte do Brasil

Fortes pancadas de chuva estão ocorrendo nos últimos dias sobre vários estados da Região Norte do Brasil, mas especialmente sobre o Amazonas, o Pará e até sobre o Tocantins. A grande disponibilidade de calor de umidade forma as nuvens carregadas que provocam os temporais, mas a tendência é que o ar volte a secar sobre o Tocantins.

Volumes de chuva

Confira alguns volumes de chuva elevados registrados nos últimos dias na Região Norte do Brasil, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, no horário de Brasília.

Santarém (PA): 90,6 mm entre 12h em 9/10, sendo 57,8 mm em 1h

Eirunepé (AM): 34,4 mm entre 23h e meia-noite de 8/10;

São Félix do Xingu (PA): 52,4 mm entre 9h de 6/10 e 9h de 7/10;

Fonte Boa (AM): 48,0 mm entre 9h de 6/10 e 9h de 7/10;

Pium (TO): 78,4 mm entre 9h de 5/10 e 9h de 6/10;

Em Pium, o volume de chuva acumulado em 9 dias foi de aproximadamente 120 mm. Em Xinguara (PA), o INMET já registrou quase 92 mm desde o início do mês.

A chuva é muito bem-vinda para ajudar a apagar os focos de fogo que ainda são observados sobre a Região Norte.

Risco de chuva forte nesta quinta-feira

Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia e quase todas as áreas do Pará e do Tocantins terão mais pancadas de chuva durante esta quinta-feira, 10 de outubro. Em Rondônia, a chuva deve ser mais frequente, mas há risco de chuva forte em todos estes estados, além de raios e de fortes rajadas de vento, entre 50 km/h e 70 km/h. As pancadas de chuva ocorrem em geral com a presença do sol. As capitais Manaus, Boa Vista, Porto Velho e Rio Branco podem ter chuva forte. Nesta quinta-feira,10, não deve chover em Belém e no nordeste do Pará.

Tempo seco

O ar tende a ficar menos úmido nos próximos dias sobre o Amapá e sobre o Tocantins e as condições para chuva diminuem nestes estados.

Para esta quinta-feira, 10, não há expectativa para o Amapá. O tempo seco deve predominar neste estado também no domingo e na próxima segunda-feira, 14 de outubro.

No Tocantins, as regiões de divisa com a Bahia e com o Maranhão já devem ficar sem chuva nesta quinta-feira. Na sexta-feira, 11, no fim de semana e na segunda-feira, o sol forte e o tempo seco predominam no estado e só tem previsão de algumas pancadas de chuva para a porção norte do estado, divisa com o Pará.

Fonte: ClimaTempo

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando