Soja: pesquisa mapeia genoma do fungo da ferrugem asiática

Descoberta vai ajudar no desenvolvimento de novos estudos, que busquem soluções para combater a doença

Um consórcio internacional, que conta com a participação da Bayer e Embrapa, concluiu o sequenciamento e a montagem do genoma do fungo causador da ferrugem asiática, atualmente a doença mais nociva às lavouras de soja.

De acordo com um grupo de pesquisadores da Embrapa Soja, a descoberta vai ajudar no trabalho de novas pesquisas, que busquem soluções – entre sementes, melhoramento genético, biotecnologia, controle biológico, edição genômica - para combater a doença.

“O sequenciamento e a montagem do genoma nos permite conhecer o arsenal deste fungo”, diz Francismar C. Marcelino, pesquisadora da Embrapa Soja. “É um fungo com elevado grau de adaptabilidade e que vem desenvolvendo resistência aos agroquímicos.”

Francismar pontua que este é apenas o início dos trabalhos. “Temos o desafio de combater a ferrugem e simultaneamente desenvolver cultivares, que mantenham o potencial de produtividade.”

Fonte: DATAGRO