Rio Grande do Sul fica em alerta para temporais nesta sexta

Nesta sexta-feira (30), áreas de instabilidade associadas à passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul e à formação de duas áreas de baixa pressão atmosféricas vão provocar temporais na Região Sul do Brasil. Em locais próximos à fronteira com o Uruguai, como a região da Campanha Gaúcha, a chuva forte deve ocorrer já durante a madrugada e pode causar transtornos à população.

No decorrer do dia, as áreas de instabilidade vão avançando em direção às outras áreas gaúchas, que podem ter chuva forte principalmente durante a tarde. Em Porto Alegre, a nebulosidade aumenta ao longo da tarde e chove apenas à noite.

No norte gaúcho e em todas as áreas dos estados de Santa Catarina e Paraná, o sol ainda vai aparecer forte no decorrer desta sexta-feira. No entanto, com a aproximação das áreas de instabilidade, podem ocorrer rajadas de vento de até 60km/h em grande parte da Região. Em áreas da serra gaúcha e catarinense, apesar de não chover, os ventos podem chegar a 80km/h.

Agosto termina com chuva

No sábado (31), as áreas de instabilidade que influenciavam o Rio Grande do Sul vão dar origem a uma nova frente fria, que avança pelo mar na altura da Santa Catarina. Por isso, o dia será de tempo instável no centro-norte gaúcho, oeste e sul catarinense e centro-oeste do Paraná. A chuva deve ser mais frequente principalmente em áreas próximas a Porto Alegre. No extremo sul do Rio Grande do Sul, o sol volta a aparecer entre algumas nuvens e não chove.

Em Florianópolis, Vale do Itajaí e nas outras áreas do Paraná, incluindo a capital Curitiba, o sol ainda vai aparecer forte no decorrer do dia, mas áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva com raios a partir da tarde.

Domingo

No domingo (1), as nuvens carregadas perdem força na maior parte do Rio Grande do Sul, e a atuação de uma massa de ar polar deixa as temperaturas baixas em várias áreas, principalmente pela manhã. Há previsão de chuva somente para o extremo norte gaúcho.

O tempo vai ficar mais instável e pode chover desde cedo em todo o estado de Santa Catarina e em grande parte do Paraná. A previsão é de um dia chuvoso e sem aberturas de sol em Florianópolis e Curitiba. Apenas não há chance de chuva sobre a região de Londrina, no extremo norte paranaense.

Fonte: ClimaTempo

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando