Agricultura

Tomate: Para atender a demanda exigente, produtor investe em qualidade

Destaque Rural

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e querem saber a origem dos alimentos que levam à mesa e ofertam as suas famílias. E, para atender essa demanda, muitos produtores de hortifrúti têm investido na qualidade dos produtos e na sustentabilidade da cadeia produtiva.

Esse é o exemplo da família Mikami que, atualmente, produz mais de 20 itens de folhosas, tomate, pepino e pimentão em uma propriedade em Louveira, no interior de São Paulo. Até o final de 2019, serão mais de 30 mil metros quadrados de estufa destinados à produção de hortifrúti.

“Cultivamos os produtos dentro do melhor padrão possível, com as melhores práticas agrícolas e menor uso de defensivos. Nossa preocupação é atender essa demanda, levando um alimento de qualidade e mais saboroso aos consumidores finais”, explica o produtor rural e engenheiro agrônomo, Ricardo Mikami.

Além da propriedade, faz parte dos negócios da família três quitandas, localizadas na cidade vizinha, em Vinhedo, nas quais, são comercializadas as hortifrútis produzidas na área rural. Nas prateleiras, é possível observar a organização, capricho e a homogeneidade dos produtos, assim os clientes não precisam ficar escolhendo ou apertando os legumes e frutas na hora das compras.

E, foi através do retorno com os clientes, que o sabor do Tomate Vero, da Horticeres Sementes, ficou conhecido. Com um sabor inconfundível, mais adocicado e menos ácido, a variedade caiu no gosto dos consumidores. De formato alongado, os frutos são mais firmes e apresentam coloração vermelho intenso.

“Enquanto produtor, o Vero é muito interessante, pois possui um pacote de resistência às principais doenças, conseguimos diminuir o número de aplicação de defensivos, temos a garantia de melhor colheita e uma uniformidade dos frutos, com o mesmo calibre, o que possibilita um valor mais alto no momento da comercialização”, afirma Mikami.

A variedade já é cultivada nas principais regiões produtoras de tomate entre a Bahia até o estado do Rio Grande do Sul e tem mostrado bons resultados nos campos e estabilidade. A campo, a produtividade média chega a 500 caixas, de 20 quilos, por mil plantas. Já em áreas de cultivo protegido, uma planta pode produzir até 60 frutos.

Outra característica interessante do Tomate Vero é que ao ser cortado ele solta menor quantidade de água em comparação com outras variedades. Agregando assim mais sabor às receitas, como é o caso do vinagrete, por exemplo.

“O Tomate Vero ainda apresenta benefícios aos atravessadores. Por ter frutos mais firmes e ter um excelente pós-colheita, conseguimos reduzir as perdas no atravessador”, acrescenta Mikami.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o Tomate Vero? É só clicar aqui

Publicado por Fernanda Custódio

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Trabalha há mais de 6 anos com produção de conteúdos jornalísticos para o agronegócio.

Enviando