Artigos

Que área foi essa?, por Andrea Cordeiro

E chegou o tão esperado dia em que o mercado conheceria o tamanho da área que os produtores dos EUA destinaram ao plantio no cornbelt americano.

O que era previsto pela maioria dos analistas não se confirmou.

Com o atraso do plantio decorrente de chuvas absurdamente volumosas existe uma perspectiva duvidosa para as habilitações de área não plantadas de milho para o prevent plant; o cenário do plantio conseguiu ficar ainda mais confuso.

Sabe por que?

O USDA – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, corrigiu a projeção de área destinada ao milho no último reporte mensal chamado Supply Demand em 11 de Junho e causou todo aquele alvoroço altista nos preços na bolsa em Chicago.

Hoje o órgão através de uma reporte chamado de ACREAGEM, divulgou a sua projeção do que foi a aérea plantada. Só que esse reporte é sempre se baseia nos números processados no dia  01 de junho ou seja, quando ainda o USDA não tinha ajustado a área e ainda trabalhava com uma área maior.

Resultado? números artificialmente altos para o milho e que certamente serão ajustados num futuro próximo, a medida que as habilitações do programa de seguro chegarem até o USDA. E e enquanto isso não acontece ou não é processado, os efeitos são baixistas para os preços do milho em CME e B3.

O preço do milho no exagero do movimento, praticamente encostou nos 30 centavos de baixa.

Tendo refletido isso, podemos chegar à conclusão que a projeção para a área de soja em 80 milhões de acres, a mais baixa desde 2013, também está distorcida.

Afinal se colocaram mais área no milho de onde tiraram?

Produtores plantaram milho até dia 18.06 e os dados bem confiáveis. Alem dos inúmeros relatos de clientes e amigos nos EUA, a Labhoro, prevendo possíveis distorções sobre os números, realizou uma viagem extraordinária para ver in loco a situação do plantio nos EUA.

E em razão de tudo o que foi presenciado afirmo que bem os 91.7 mi acres do milho como nem 80 mi acres de soja.

Um bom final de semana

 

 

Fonte: Blog Missão Mulheres do Agro

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando