Banana: Segundo semestre deve se iniciar com mais prata no mercado

Assim como observado em anos anteriores, a oferta de banana prata deve aumentar no segundo semestre nas principais regiões produtoras da variedade: Minas Gerais (norte do estado e Delfinópolis), Bom Jesus da Lapa (BA) e Vale do São Francisco (BA/PE).

Neste ano, a colheita da prata está prevista para se iniciar entre julho e agosto, se intensificar em setembro e atingir pico de safra em outubro. Como resultado, os preços da variedade podem ser inferiores aos registrados no primeiro semestre deste ano (período de entressafra).

Contudo, agentes relatam que houve menor investimento em área de prata e em tratos culturais para este ano, visto que a rentabilidade negativa da variedade, na maior parte da "safra" passada, desanimou produtores. Assim, espera-se um menor volume colhido frente ao do ano passado, o que pode assegurar melhores preços.

Em relação à qualidade, pode ser limitada em algumas regiões, por conta dos atrasos nas adubações em 2018 – quando o custo se elevou e os produtores estavam descapitalizados. Outro fator que pode impactar a qualidade é o efeito negativo da Sigatoka, que resulta na diminuição do número de pencas por cacho, redução do tamanho do cacho e maturação precoce dos frutos.

Leia mais informações no site do HF Brasil

Fonte: HF Brasil

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando