Nos EUA, clima adverso mantém lentidão no plantio da safra 2019/20

Mais uma vez, o relatório de acompanhamento de safras do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) mostrou a lentidão no plantio da safra 2019/20 no país. No caso do milho, até o último domingo (2), cerca de 67% da área havia sido cultivada.

Na semana anterior, o índice estava em 58%, porém, a média dos últimos cinco anos para o período é de 96%. De acordo com informações reportadas pelo site internacional Farm Futures, os analistas esperavam a semeadura do cereal completa em 71% da área prevista para essa temporada.

Até o momento, cinco dos 18 principais estados produtores de milho ainda não chegaram a metade da área a ser cultivada nesta safra. Em Illinois, o plantio está próximo de 45%, Indiana com 31%, Michigan com 42%, Dakota do Norte com 33% e Dakota do Sul com 44% da área semeada com o grão.

"A atualização do USDA veio no lado mais baixo das estimativas para o plantio de milho e soja, mantendo as duas colheitas sobe controle", disse Bryce Knorr, analista sênior de mercado de grãos da Farm Futures. "Somente o Texas estava à frente do normal para o plantio de milho, embora os produtores no Cinturão do Milho ocidental tenham feito melhor progresso", completou.

O USDA ainda informou que 46% da safra já está emergida, acima do registrado na semana anterior, de 32%. Já a média dos últimos cinco anos para esse intervalo é de 84%.

Paralelamente, o analista sênior de grãos ainda destaca que o prazo final para o seguro agrícola de milho termina na próxima quarta-feira. E o recorde de lentidão no plantio do cereal nesse período é de 1981, quando a área plantada estava em 87%.

"E as previsões para a próxima semana, possivelmente duas, não são encorajadoras para os produtores que tentam decidir se querem continuar, mudar para a soja ou simplesmente fazer um pagamento para evitar a instalação", disse o especialista.

Assim como no milho, o plantio da soja nos Estados Unidos segue lento, chegando a 39% da área até o dia 2 de junho. Na semana passada, o número estava em 29% e a média dos últimos cinco anos é de 79%. As apostas dos participantes do mercado estavam próximas a 42%.

"Dos 18 principais estados de produção, quatro ainda não viram o progresso atingir 20%, incluindo Indiana (17%), Missouri (18%), Ohio (18%) e Dakota do Sul (14%)", reportou o site Farm Futures.

Em torno de 19% da safra já emergiu até o momento, contra os 11% reportados na semana anterior. A média dos últimos cinco anos é de 56%.

Tradução: Fernanda Custódio

Fonte: Farm Futures

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando