EUA: Quantos hectares serão plantados na safra 2019/20?

Durante meses, os participantes do mercado debateram quais as culturas os produtores norte-americanos plantariam na safra 2019/20. Agora, essa discussão está se voltando para quantos hectares deixarão de ser cultivados enquanto as chuvas implacáveis varrem o Meio-Oeste dos Estados Unidos.

O Rabobank prevê um número sem precedentes de hectares de milho que não serão plantados nesta temporada, a cultura americana mais amplamente cultivada. Uma pesquisa da Bloomberg com 10 traders e analistas indica que os produtores podem solicitar o seguro agrícola para cerca de 2,42 milhões de hectares de milho que não foram plantados, quase o dobro do recorde registrado em 2013.

Nas últimas semanas, os contratos futuros de milho subiram mais de 20% na Bolsa de Chicago (CBOT), uma alta de três anos, devido a temores de que os agricultores não conseguiriam cultivar o cereal antes do vencimento dos seguros da safra. Em 2013, as reivindicações de seguro atingiram 1,45 milhão de hectares, de acordo com a Agência de Serviços Agrícolas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Enquanto isso, as condições climáticas se agravaram nas últimas semanas, indicando que uma perda significativa de área plantada de milho era um risco, segundo a Gro Intelligence, uma empresa de análise sediada em Nova York. Áreas com maior risco de perda de área cultivada foram observadas no centro de Illinois, Indiana e Ohio, e na região ao redor das fronteiras de Dakota do Sul, Minnesota, Iowa e Nebraska.

Tais pedidos de seguro são considerados um último esforço para os agricultores, que podem receber cerca de metade do valor de sua safra. Analistas pesquisados pela Bloomberg alertaram que as estimativas ainda podem ser distorcidas pelo clima e pelo programa de facilitação de mercado do governo, um pacote de ajuda de US$ 16 bilhões para aliviar o impacto das guerras comerciais. Porém, o aumento dos preços do milho também pode levar os produtores a plantar a safra sem seguro.

"O pagamento do seguro depende da quantia de hectares plantados", disse Karl Setzer, analista de mercado da Agrivisor, em Bloomington, Illinois. Setzer estimava que entre 1,61 milhão a 2,02 milhões de hectares de milho poderiam ser plantados. No entanto, "a recente recuperação dos futuros também encorajará o plantio além das datas normais", completa.

Sara Menker, diretora executiva da Gro Intelligence, disse que algumas áreas podem permanecer úmidas demais para cultivar milho ou soja. Enquanto o mercado está focado principalmente no milho, os investidores "provavelmente deveriam se preocupar com milho e soja em determinadas áreas, porque ambas as culturas poderiam ser dizimadas, mesmo com a janela ainda não encerrada, no caso da soja", disse a especialista.

Os 25 principais municípios em risco plantaram 1,49 milhão de hectares de milho em 2018, conforme dados da Gro Intelligence. Em maio, o USDA disse que os produtores norte-americanos pretendiam plantar 37,5 milhões de hectares com o cereal neste ciclo.

Tradução: Fernanda Custódio

Fonte: Bloomberg

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando