Melão: Preparativos para a safra 2019/20 se iniciam no RN/CE

Os melonicultores do Rio Grande do Norte/Ceará, principal região produtora e exportadora de melão do Brasil, já deram início aos preparativos da safra 2019/20. A princípio, estão sendo realizados os contratos internacionais e o preparo do solo (nas áreas que serão cultivadas). Segundo agentes, a perspectiva inicial é de que o calendário de produção pouco se altere frente à campanha anterior.

Para a maioria dos consultados, o plantio está previsto para se iniciar em junho, já que se espera menor volume de chuva no próximo mês, de acordo com a Climatempo. Como o melão depende de baixa umidade relativa para assegurar elevado ºbrix e boa aparência – fatores essenciais para a competitividade no mercado externo –, este cenário climático pode favorecer os primeiros cultivos da nova temporada.

Porém, um quadro diferente tem sido observado na entressafra (abril até o momento): as chuvas impactaram a oferta da fruta, já que produtores reduziram o cultivo por estarem receosos com a baixa qualidade e os maiores custos no período (principalmente para controle fitossanitário).

PERSPECTIVAS – Em relação às exportações, a expectativa é de que grande parte das comercializações de melão continue ocorrendo com os destinos mais tradicionais (como Espanha, Holanda e Reino Unido) – mas, vale ressaltar o grande potencial de consumo do mercado chinês, que tem sido cogitado como novo comprador, ainda que futuro.

Além disso, a tendência de o dólar se manter em patamares mais altos, próximo de R$ 3,80, segundo o Relatório Focus do Banco Central, pode favorecer a rentabilidade das exportações para a temporada que se aproxima.

Leia mais informações no site do HF Brasil

Fonte: HF Brasil

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando