Conab debate os desafios do mercado da horticultura em congresso luso-brasileiro

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está presente no 2º Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura (CLBHort2019), que acontece até este sábado (25) em Goiânia. O presidente da estatal, Newton Júnior, participa de uma mesa redonda, nesta sexta-feira (24), que debaterá sobre os desafios encontrados no fortalecimento do mercado hortigranjeiro.

O presidente apresentará um panorama do atual cenário mercadológico do setor e a importância do fornecimento de dados para subsidiar a tomada de decisão e impulsionar a produção com apoio desde a colheita, até a melhor forma de comercialização das mercadorias. “Esta também é uma oportunidade de integração com o setor produtivo, acadêmico e outros órgãos parceiros”, completa o presidente Newton. “A troca de experiência e contato da empresa com a população, em um diálogo como esse que o Congresso proporciona, é fundamental para evoluir no desenvolvimento das políticas agrícolas e programas que a Companhia executa”.

No encontro, também serão tratados os desafios enfrentados pelo mercado hortigranjeiro para garantir uma alimentação saudável à população e, ao mesmo tempo, mitigar as perdas e desperdício dos produtos por meio do uso da padronização de normas e sistemas de certificação, modernização da infraestrutura, melhorar as questões logísticas e o acondicionamento dos produtos, entre outros itens.

De acordo com o sistema de informações estatísticas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no Brasil, das 268,1 milhões de toneladas de alimentos disponíveis, 26,3 foram perdidas, ou seja, aproximadamente 10% do total disponível. Os produtos que apresentaram os maiores índices de perdas individualmente foram o abacaxi (20%), a mandioca (16%), a banana (15%), o inhame (12%) e as laranjas (10%).

O CLBHort2019 é uma realização da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), Associação Brasileira de Horticultura (ABH), Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) e Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO), com apoio da FMC Agricultural Solutions.

Serviço:
Mesa Redonda – Empreender para fortalecer o mercado e promover o consumo de hortifrútis
Data: 24/05/19
Horário: 09h30 – 11h20
Local: Teatro – EMAC
Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal 
Av. Esperança, s/n – Vila Itatiaia, Goiânia – GO

Fonte: Conab

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando