Exportações gaúchas crescem 7,8% e soja em grão é o principal produto exportado
Em dados divulgados pela FEE (Fundação de Economia e Estatística) ontem, 25, os embarques recordes de soja e de automóveis contribuíram para o desempenho positivo das exportações gaúchas no primeiro semestre do ano. Em comparação ao primeiro semestre de 2016, houve um acréscimo de 7,8% nas exportações gaúchas, o que totalizou cerca de US$ 8,299 bilhões.
Segundo o pesquisador em economia da FEE Tomás Torezani, o resultado positivo se deu por dois motivos: o crescimento do volume embarcado ao exterior (1,9%) e aumento dos preços médios dos produtos exportados (5,7%).
VER MAIS: Exportações do agronegócio gaúcho caem 1,4% no primeiro trimestre, diz FEE
VER MAIS: Exportações brasileiras do agronegócio sobem 12% em relação ao ano passado
O maior crescimento das receitas foi gerado pela soja em grão, com um aumento de US$ 180,4 milhões em relação ao primeiro semestre do ano passado. Os principais produtos exportados pelo Rio Grande do Sul em 2017 até agora foram: soja em grão (25,2%), carne de frango (6,5%), polímeros (6,3%), fumo em folhas (5,2%) e farelo de soja (4,4%).
O RS contribuiu com 12,5% das receitas da venda brasileira de soja, atrás de Mato Grosso e Paraná. O destino da soja gaúcha é predominantemente a China. Mais de 90% de toda soja vendida pelos gaúchos foi para o pais asiático, o que representa mais de 5,2 milhões de toneladas. Até agora, essa é uma proporção recorde para um primeiro semestre.
[caption id="attachment_7495" align="aligncenter" width="852"]

Foto: Divulgação[/caption]