Quarta-feira de chuva forte, ventania e ressaca na Região Sul

A circulação dos ventos ainda vai deixar o tempo muito instável no Sul do Brasil nos próximos dias. Nesta quarta-feira (9), as áreas de instabilidade vão continuar se formando sobre praticamente toda a Região, que permanece com risco de chuva forte, ventania e mar agitado.

A chuva mais volumosa deve se concentrar especialmente entre o litoral norte do Rio Grande do Sul, a costa sul catarinense e a região de Florianópolis. Entre Porto Alegre, o norte gaúcho, noroeste do Paraná e a região do Vale do Itajaí, há risco para pancadas moderadas a fortes em vários momentos. 

Em Curitiba e na maior parte das outras áreas do Sul, a chuva será fraca nesta quarta-feira. Apenas entre São Luiz Gonzaga e Uruguaiana, no oeste do Rio Grande do Sul, é que o tempo fica firme.

Mar agitado e ressaca

Com a circulação dos ventos de um sistema de alta pressão atmosférica no oceano, o mar ficará muito agitado entre o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Na costa sul catarinense, as ondas podem chegar a 2,5m de altura, com séries maiores. Apesar de ainda não estarmos em Lua Nova, os picos de marés já estão mais amplificados e, por isso, há risco de ressaca. Além disso, as rajadas de vento mais intensas podem chegar a 70km/h.

Já no litoral norte gaúcho, as ondas variam entre entre 2,0 e 2,5m. Como as ondas não estarão tão perpendiculares à costa nessa região, a ressaca deve ser menos intensa do que no litoral catarinense. 

1

Entre a costa norte de Santa Catarina e o litoral do Paraná, não há previsão de agitação marítima.

Dia dos namorados frio e com geada

Até o fim desta semana, uma grande frente fria irá se formar e avançar sobre o Sul do Brasil. Após a passagem do sistema, uma grande e forte massa de ar frio de origem polar ganhará força sobre Região, que terá dias de frio intenso e geada.

Fonte: ClimaTempo

Larissa Schäfer
Publicado por Larissa Schäfer

Formada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Enviando