Clima

Florianópolis em alerta para muita chuva nos próximos dias

08/06/2021
Florianópolis em alerta para muita chuva nos próximos dias

Foto: Florianópolis (SC), por Tatyany Bernardo

Florianópolis em alerta para muita chuva nos próximos dias

O tempo chuvoso fez com que Florianópolis tivesse a tarde mais fria do ano nesta última segunda-feira. Só que a chuva não vai parar e tende a se intensificar nas próximas 48 horas. Em três dias, a capital catarinense poderá acumular cerca de três vezes mais chuva do que a média normal para todo o mês de junho.

Uma grande massa de ar frio de origem polar, que é um sistema de alta pressão atmosférica, passa pela costa da Região Sul do Brasil até a próxima quinta-feira, 10 de junho. O vento persistente, moderado a forte gerado por esta massa de ar frio vai levar uma grande carga de ar úmido para para o leste catarinense estimulando a formação de muita nebulosidade e chuva.

A previsão é de que o tempo continue chuvoso na região de Florianópolis, em todo o litoral de Santa Catarina, no Vale do Itajaí nesta terça-feira, 8 de junho. Em várias horas, a chuva poderá ser volumosa até com forte intensidade. Também há risco de chuva moderada a forte durante a quarta-feira.

Três vezes a chuva de junho em 3 dias

A chuva tende a diminuir na quinta-feira,  mas até lá, a capital catarinense poderá acumular cerca de 200 mm. Isto representa pouco menos do que o triplo da média de chuva normal para um mês de junho, que é de aproximadamente 76 mm, pelas médias Climatológicas do Instituto Nacional de Meteorologia.

Por causa do grande volume de chuva que está sendo esperado para os próximos dias, a população de Florianópolis e do litoral de Santa Catarina deve ficar muito atenta às orientações e avisos da defesa civil do estado. Há risco de alagamentos e outros transtornos causados por grandes volumes de chuva em pouco tempo.

Nova frente fria

Durante a quinta-feira 10 de junho, uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul e passa rapidamente sobre Santa Catarina durante a sexta-feira, 11 de junho. Essa frente fria não deve causar grandes volumes de chuva na região de Florianópolis, porém vai trazer uma forte queda de temperatura para o próximo fim de semana.

Tarde mais fria do ano em Florianópolis

A tarde de 7 de junho foi a mais fria de 2021 até agora em Florianópolis, capital de Santa Catarina. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, na estação meteorológica automática, localizada em São José, a temperatura máxima foi de apenas 18,1°C. O recorde anterior de menor temperatura máxima e de tarde mais fria era de 18,2°C, em 30 de maio.

Esta segunda-feira, 7 de junho, foi um dia bastante chuvoso em Florianópolis. O céu nublado, a chuva fina e persistente e o vento frio vindo de sul impediram a elevação da temperatura ao longo do dia. Com a temperatura mínima de 16,0°C, a amplitude térmica foi muito pequena, de apenas 2,1C.

Fonte: ClimaTempo

Larissa Schäfer
Publicado por Larissa Schäfer

Formada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Enviando