Chuva forte na fronteira no fim da semana

Embora não exista uma forçante como um eventual aumento da temperatura do Pacífico Leste, a climatologia e a neutralidade do Pacífico garantem aumento da precipitação sobre o Rio Grande do Sul. Tanto que em São Vicente do Sul, o acumulado alcançou 150 milímetros ou 90% da média histórica de maio, em apenas dois dias da semana passada. Além disso, na manhã desta segunda-feira (31), todos os municípios monitorados do Estado registraram menos de 10°C. Destaque para Quaraí, com 0,3°C.

O frio enfraquece a partir desta terça-feira (1º) e não há previsão de nova queda acentuada de temperatura pelos próximos 15 dias. No sábado (5), uma frente fria trará chuva forte à fronteira do Estado com o Uruguai. Aliás, no trimestre junho-julho-agosto, esta será uma das áreas mais beneficiadas pelas precipitações de meio de ano.

MapaMapas meteorológicos para a Região Sul - Foto: Reprodução/Somar

CONFIRA PREVISÃO PARA REGIÕES ARROZEIRAS

Fronteira Oeste

Após madrugada fria, o sol predomina e a temperatura máxima alcança 18°C. A tendência é de tempo seco até a sexta-feira (4), com mínima de até 6°C e máximas de até 24°C. No sábado (5), uma frente fria traz chuva forte com acumulado em torno dos 65mm. Outros episódios de chuva são esperados entre 9 e 11 de junho e em 15 de junho.

Campanha

Após madrugada fria, o sol predomina e a temperatura máxima alcança 16°C. A tendência é de tempo seco até a sexta-feira (4), com mínima de até 5°C e máximas de até 21°C. No sábado (5), uma frente fria traz chuva forte com acumulado em torno dos 45mm. Outros episódios de chuva são esperados entre 9 e 11 de junho e em 15 de junho.

Central

Após madrugada fria, o sol predomina e a temperatura máxima alcança 18°C. A tendência é de tempo seco até a sexta-feira (4), com mínima de até 5°C e máximas de até 25°C. No sábado (5), uma frente fria traz chuva forte com acumulado em torno dos 40mm. Outros episódios de chuva são esperados entre 9 e 11 de junho e em 15 de junho.

Planície Costeira Interna

Após madrugada fria, o sol predomina e a temperatura máxima alcança 18°C. A tendência é de tempo seco até a sexta-feira (4), com mínima de até 7°C e máximas de até 24°C. No sábado (5), uma frente fria traz chuva forte com acumulado em torno dos 25mm. Outros episódios de chuva são esperados entre 9 e 11 de junho e em 15 de junho.

Planície Costeira Externa

Após madrugada fria, o sol predomina e a temperatura máxima alcança 17°C. A tendência é de tempo seco até a sexta-feira (4), com mínima de até 7°C e máximas de até 26°C. No sábado (5), uma frente fria traz chuva forte com acumulado em torno dos 35mm. Outros episódios de chuva são esperados entre 9 e 11 de junho e em 15 de junho.

Zona Sul

Após madrugada fria, o sol predomina e a temperatura máxima alcança 18°C. A tendência é de tempo seco até a sexta-feira (4), com mínima de até 7°C e máximas de até 21°C. No sábado (5), uma frente fria traz chuva forte com acumulado em torno dos 35mm. Outros episódios de chuva são esperados entre 9 e 11 de junho e em 15 de junho.

Larissa Schäfer
Publicado por Larissa Schäfer

Formada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Enviando