Como turbinar as vendas para o varejo

Por Rodrigo Capella*

Nesta semana, um produtor rural me enviou essa mensagem pelo Instagram: "Capella, eu produzo melancia, mas não estou conseguindo vender o que eu gostaria para os mercados daqui da região. Quais são as dicas para eu aumentar as minhas chances?".

Confesso que refleti durante longos minutos sobre essa mensagem. O que me chamou muito atenção foi o tema da pergunta: vender para o varejo.

Não é a primeira vez que recebo esse tipo de pergunta. Acredito que isso revela um maior interesse dos produtores em atender as demandas dos varejistas e dos consumidores finais, cada vez mais preocupados com sustentabilidade, bem-estar e eficiência nutritiva.

Diante desse cenário, atender o varejo não é tarefa fácil. Mas, algumas orientações, se bem aplicadas, podem fazer a diferença.

Compartilho a seguir quatro dicas, as mesmas que enviei para o produtor de melancia:

1) Invista em um marketing eficaz

Muitos produtores produzem produtos de qualidade, com práticas sustentáveis e com elevados índices nutritivos. No entanto, poucos comunicam ao mercado e aos varejistas que têm essa preocupação. Invista em um marketing eficaz, que coloque você e sua produção na vitrine. Redes sociais, assessoria de imprensa, blog e newsletter são interessantes ferramentas de comunicação e de marketing.

2) Crie estratégias para fidelizar o público

De que forma você vai engajar o seu público no varejo? Como irá despertar o interesse do consumidor comprar novamente? Pense a todo instante nessas duas questões. Procure respondê-las com calma, mas de forma assertiva. Vender por vender é um dos piores erros. Venda com o objetivo de ter continuidade.

3) Foque em inovação contínua

Vender para o varejo exige investimento em tecnologia, com foco em processos de qualidade, testes, rastreabilidade e práticas sustentáveis. A inovação contínua nos ajuda a mensurar dados e a analisá-los de forma criteriosa. Isso é fundamental para intensificar as vendas para o varejo.

4) Adote um programa de treinamento

O varejo é impactado por constantes mudanças, de diversos aspectos, sejam eles tecnológicos, comportamentais, estruturais. Implementar um frequente programa de treinamento é uma forma eficaz de acompanhar essas alterações e ter mais argumentos de venda.  

*Rodrigo Capella é diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio. Com artigos e livros sobre agronegócio publicados no Brasil e no exterior, Capella é palestrante e influenciador digital do agronegócio. Também é editor do site Marketing no Agronegócio (www.marketingnoagronegocio.com.br).  

Larissa Schäfer
Publicado por Larissa Schäfer

Formada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Enviando