Clima

Abril termina com recorde de frio em várias capitais

30/04/2021
Abril termina com recorde de frio em várias capitais

Foto: Rio De Janeiro (RJ), por Marcos Pristo

Abril termina com recorde de frio em várias capitais

A última semana de abril foi marcada por vários recordes de frio para este ano em capitais brasileiras. Nesta quinta-feira, 29 de abril, São Paulo, Florianópolis e Cuiabá registraram as menores temperaturas de 2021 até agora .

Confira as temperaturas mínimas que deram o recorde de frio nestas capitais, pela pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia .

São Paulo (SP): 14,1°C (recorde anterior: 14,4°C - 28/4/21)

Florianópolis (SC): 14,7°C (recorde anterior: 14,8°C - 27/4/21)

Cuiabá ( MT): 19,2°C (recorde anterior: 20,2°C - 28/4/21)

Tanto São Paulo como Cuiabá bateram o recorde de frio por dois dias consecutivos.

Possibilidade de mais recordes frio em capitais nesta sexta

A massa de ar frio de origem polar que chegou com força ao país derrubou a temperatura no Sul do Brasil e os três estados da Região registraram temperaturas muito próximas de 0ºC  e até negativas, como foi caso de General Carneiro, no sul do Paraná, onde a temperatura chegou a 1,5°C abaixo de zero na quinta-feira, 29 de abril. Temperaturas abaixo dos 10°C foram registradas por três dias consecutivos nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

O ar frio de origem polar ainda está espalhado pelo centro-sul do Brasil e abril vai terminar com  baixas temperaturas na sua última madrugada e amanhecer nos estados do Sul, no Sudeste em parte do Centro-Oeste e também em Rondônia e no Acre. A pouca nebulosidade na madrugada da sexta-feira vai aumentar a perda de calor e colaborar para o esfriamento do ar.

Nesta sexta-feira, 30 de abril, novos recordes de frio poderão ser observados em capitais brasileiras. Confira onde podem ocorrer os recordes e os recordes atuais, até o dia 29 de abril

Rio Branco (AC): 19,8°C (19 de janeiro)

Rio de Janeiro (RJ): 15,9°C (24 de abril)

São Paulo (SP): 14,1°C (29 de abril)

Vitória (ES): 20,1°C (11 de abril)

Belo Horizonte (MG): 16,1°C (15 de abril).

Fique atento

Uma nova massa de ar frio de origem polar está sendo esperada para os primeiros dias de maio e deve fazer a temperatura baixar mais do que na última semana de abril. 

Fonte: ClimaTempo

Larissa Schäfer
Publicado por Larissa Schäfer

Formada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Enviando