Frio e neve fora de época retornam ao Reino Unido

Com menos de um mês de primavera, a Europa experimentou um verão fora de época no final do mês de março, com temperaturas muito acima da média. No entanto, no feriado de Páscoa, uma drástica mudança no tempo provocada por uma forte massa de ar frio vinda do Ártico, chamada de 'Artic Blast', em inglês, trouxe o inverno de volta para partes da Europa, com direito a neve e temperaturas congelantes.

A partir dessa sexta-feira (09), essa massa de ar frio se deslocará para leste, dando vez aos ventos quentes de sul, que aos poucos voltarão a aquecer o continente europeu. Dessa forma, espera-se o retorno das temperaturas amenas de primavera no final de semana.

Nova frente fria traz mais frio atípico

Entretanto, para países mais ao norte, como Reino Unido, Irlanda, Noruega e Suécia, uma segunda frente fria poderá aumentar o potencial de neve e reforçar o padrão invernal.

O serviço meteorológico oficial do Reino Unido, conhecido como MetOffice emitiu nesta quinta-feira, 8 de abril, um aviso meteorológico especial para o país:

Nesta sexta-feira (09),  pancadas de neve e gelo irregular podem causar interrupções em deslocamentos de viagem. Algumas estradas e ferrovias provavelmente serão afetadas com tempos de viagem mais longos. Veja o aviso original aqui.

Mapa de risco do MetOffice para 9/4/2021 mostra áreas sujeitas a neve e gelo

Perspectivas do tempo para os próximos dias

Segundo a previsão do serviço de meteorologia da rede BBC, a Inglaterra terá chuva nessa sexta-feira (09). Uma segunda frente fria traz de volta um ar mais frio e isso fará com que as pancadas de neve voltem a ocorrer no norte da Escócia e na Irlanda do Norte durante a sexta e o sábado (10).

Parte da neve vai se espalhar para o sul chegando ao sul da Escócia e partes do norte da Inglaterra e do País de Gales, mas de forma isolada e não persistente. No entanto, o ar frio pode não chegar a todo o sul do Reino Unido. A previsão é de que o sul da Inglaterra seja a região com menos frio, mas terá um pouco de chuva.

O tempo vai continuar instável até o final da semana, com ventos de norte a nordeste. Há chances também de granizo e neve no norte do País de Gales, norte da Inglaterra, Irlanda do Norte e Escócia.

Para a parte sudeste da Inglaterra, a previsão é de chuva mais persistente por causa da proximidade com um sistema de baixa pressão atmosférica que se desloca sobre o norte da França através dos Países Baixos até o norte da Alemanha.

Fonte: ClimaTempo

Larissa Schäfer
Publicado por Larissa Schäfer

Formada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Enviando